sábado, 25 de julho de 2009

Corrida Nº 14 - XIII Jogos Abertos do Município de Ubiratã (JAMU'S) 09nov2004


--> -->
Data: Terça-feira, 09 de novembro de 2004
Cidade: Ubiratã-Paraná
Nome da Prova: XIII Jogos Abertos do Município de Ubiratã (JAMU’s)
Distância: 3.000 metros
Tempo: 09min53seg
Número de Atletas: 3 corredores
Colocação: 1º lugar
Equipe: Jardim Panorama


Retrospectiva 2004



E aí amigos, como estão todos?

Estou aqui hoje, no quadro “RETROSPECTIVA", para contar o pouco do que lembro da minha Prova Número 14 realizada durante os Jogos Abertos Municipais de Ubiratã no ano de 2004.


Vamos a ela.

Esta é, ou melhor; foi uma prova daquelas em que a gente pede pra não correr. E digo o por quê.
Havia apenas três corredores: Eu, o Professor Sebastião Amorim e o Issac. E como eu já comentei num outro post de provas válidas por estes jogos municipais, Sebastião e Issac representavam a mesma equipe e somente eu representava o Jardim Panorama.

A pontuação seria o seguinte.
O primeiro colocado levaria 10 pontos para a equipe, o segundo 6 e o terceiro 4.
Mesmo que eu vencesse a prova, as equipes sairiam empatadas.

Bom, mas vou contar o por quê de eu não querer correr esta prova.
Eu e o Professor Sebastião corríamos num ritmo idêntico, enquanto o Issac estava ali apenas para ganhar pontos para a equipe deles.
Se eu perdesse para o professor eu seria o segundo colocado da prova, mas que pra mim seria como se fosse o último (não desmerecendo o Issac, mas é que ele nem treinava), daí a minha opinião de não querer correr e ter a possibilidade de ser segundo/último, se é que deu pra entender. rsrsrs.
Dizendo num português bem claro, eu estava com 'medo' de perder para o professor.

Só que a minha insistência não resolveu de nada e tive que correr, pois senão a nossa equipe seria desclassificada e os pontos iriam todos para a equipe deles.
Fomos para a largada então.

Procurei manter um ritmo forte, algo em torno de 20 segundos a cada 100 metros, que daria 3min20seg/km, pensando que assim me distanciaria do professor logo logo, pois ele era bem mais velho do que eu na época.
Mas me enganei.
Pelo menos até a volta 5 (2.000 metros).
A cada passagem de 100 metros conferia o meu cronômetro para ver se estava dentro do tempo programado. E estava.

A partir da quinta volta, ou seja dos 2.000 metros, comecei a ouvir os passos do professor se distanciar um pouco.
Já na volta seguinte nem ouvia mais os passos dele.
Eu já havia aberto uma larga vantagem e seria só administrar até o final.
Passei o Issac nesta volta (6) colocando uma volta de vantagem pra cima dele e na volta 7 (seriam 7 voltas e meia para totalizar os 3.000 metros) eu já estava a mais de 100 metros do professor.
Acelerei mais um pouco e concluí o percurso em 9 minutos e 53 segundos (meu recorde na distância até o hoje).


Mas não parei por aí.

Dei mais uma volta em ritmo bem lento para a desaceleração (o professor parou assim que completou os 3.000 metros) e quando faltava menos de 100 metros para a finalização desta minha volta lenta, passa o Issac do meu lado como um "foguete". Até me assustei na hora. rsrs
Acho que ele pensava que eu ainda estava na disputa, mas eu já havia vencido a prova. rsrsrs
Pensei num instante em voltar a forçar o ritmo e re-ultrapassá-lo, mas desisti e subi no gramado ao lado da pista e terminei andando.

Cumprimentei o professor e o Issac pela prova e fui conferir o meu tempo com os árbitros e bateu no mesmo tempo do meu cronômetro (9min53seg).
Não lembro o tempo do Professor Sebastião nem do Issac.
Mas acho que isso nem importa né?? rsrsrs
O que realmente importa, e importou na ocasião, foi que eu venci um dos melhores corredores do município pela segunda vez.
Nesta prova dos 3.000 metros e na prova de 800 metros rasos que relatei neste post.
Ahh, e quando eu estava saindo da pista rumo ao encontro dos amigos e familiares que estavam na arquibancada do estádio me assistindo, passei ao lado do Baco, um vereador de Ubiratã, ele me perguntou porque deixei o Issac passar por mim aquela hora. Eu apenas falei que já havia vencido a prova e sorri. rsrs

E mais detalhe.
Quero dizer que um amigo meu filmou a corrida com a minha câmera filmadora, e que não postei o vídeo aqui porque a gravação está em vhs e não ficou muito boa devido a algumas 'brincadeiras', pra não dizer "palhaçadas" que ele e outros amigos fizeram durante a gravação. Mas, algum dia pretendo tentar passá-la para um CD e editar e colocar pelo menos os melhores momentos em aqui.



Nota:
1 – Os Jogos Abertos Municipais deste ano (2004) foi um fracasso total na modalidade de atletismo. Sem incentivo, poucos foram os que se apresentaram para praticá-lo.
Se não me falha a memória, só três equipes conseguiram alguns corredores para representarem.

2 - Neste mesmo dia (09/11/2004) ainda ganhei uma medalha de terceiro lugar em arremesso de peso, onde cinco arremessadores participaram da disputa. Mas não me lembro qual foi a distância que arremessei. hehe
Só sei que fui o terceiro colocado. rsrs
3 - Demorei mais de 2 meses para receber as “benditas” medalhas.
Ganhei quatro medalhas nestes jogos municipais: duas de 3º lugar (400 metros rasos e arremesso de peso) e outras duas de 1º lugar (800 metros e 3.000 metros).
E quando recebi veio faltando a de primeiro lugar nos 3.000 metros.
Pois, pelo que me contou o responsável pela equipe de atletismo do Jardim Panorama, ela havia sumido.
Pow, achei um absurdo.
Me esforcei tanto pra nada.
E pra compensar ele me entregou duas medalhas a mais de terceiro lugar.
Vê se pode isso? rsrsrs
Ele me disse que não tinha serventia pra ele e acabou me entregando. E eu "tonto" ainda peguei. hehe
Mas na semana seguinte comprei uma e mandei gravar nela o nome dos jogos e a modalidade em que a conquistei.
Como vocês podem ver abaixo.

Minha 8ª medalha (esta eu não há conquistei, comprei para compor a que não me entregaram pela vitória nos 3.000 metros)



Gratos a todos e muito obrigado pela visita a este simples e humilde blog de corridas.




tutta
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

5 comentários:

Unknown disse...

esta prova meu irmão, tinha muitos atletas..afff

tutta disse...

Carlos,
Antes tivesse muitos atletas mesmo, daí a vitória teria sido mais especial ainda.hehe
Grande abraço.

tutta
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

Pati Gomes disse...

Tutta,
Desde sempre, um vencedor, hein? Agora, a melhor é o cara querer te dar 2 medalhas de bronze para compensar a de ouro... Ninguém merece!

tutta disse...

Pati,
Vencedor que nada.
Apenas dou as minhas cacetadas, ou melhor, as minhas pernadas.hehe
E quanto as medalhas de bronze pra compensar a de ouro é sacanagem.
E eu ainda aceitei elas, vê se pode também.rsrs
Mas não fiz uso delas, pois na semana seguinte comprei aquela que está lá no blog para simbolizar a minha vitória na prova.
Bjus pra vc e muito obrigado por comentar aqui.


tutta
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Vc nega, mais vc é vencedor desde pequeno amigo, parabéns pela prova e pela restropectiva aqui no seu blog, quanto a ter sumido a medalha foi sacanagem ainda bem que vc comprou uma substituta, quanto ao que vc falou que a gravação está em fita lhe aconselho a vc passar logo para DVD este momento marcante digo isso pq isso aconteceu comigo, tinha uma fita de video gravada e guardada dai eu mandei passar para dvd depois de uma semana feita a gravação em dvd, não sei como, mais entrou formiga na vita e acabou estragando a fita de vídeo, sorte minha que tinha mandado gravar em dvd.

Bons treinos amigo.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com