quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Corrida Nº 96 - 19ª Etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua - Etapa Campo Mourão-PR (04/11/2012)

.
No dia 04/11/2012 estive participando da 19ª etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua que foi realizada na cidade de Campo Mourão-Pr. Esta foi a última etapa do ano antes da grande final que será realizada no próximo dia 25/11 em Curitiba.

Fui para esta prova não para competir, mas sim, apenas para participar acompanhando a minha namorada que estreou no mundo das corridas. E que apesar de estar um pouco 'gordinha', ela se saiu muito bem e adorou a experiência.

 Dados gerais da prova:

Data: Domingo 04 de novembro de 2012
Cidade: Campo Mourão-PR
Nome da Prova: 19ª Etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua
Distância: 5kms
Tempo 'Líquido': 29min33seg
Média Por Km: 5min54seg
Tempo (pelo site) 'Bruto': 29:47
Número de Peito: 115
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 49 corredores
Colocação Geral: 42º lugar
Obs: não há categoria por faixa etária na prova de 5kms.

.
Saí de Ubiratã para Campo Mourão acompanhado dos amigos Edson Leite (que nos levou com seu carro e pagou todas as despesas), com o Osdival (vereador eleito no dia 07/10/12) e com a minha namorada Cileide (ou simplesmente Leide) por volta das 07:00h da manhã e menos de uma hora depois já estávamos nas imediações do SESC retirando os nossos kits contendo uma camiseta laranja, 4 alfinetes, o número de peito e um 'mapa' do já conhecido percurso (com esta foram 4 provas que já corri lá).

Com os kits em mãos fomos nos trocar e nos preparar para a largada que seria as 08:30h.
Antes, porém, durante a retirada dos kits encontramos com o Amauri, gerente de uma cooperativa de insumos aqui de Ubiratã que, assim como a Leide, estava estreando em corridas. Conversamos um pouco e ele contou de sua expectativa para a estréia.
Encontrei poucos amigos durante a retirada dos kits e após a prova não pude conversar com ninguém, pois o Edson e o Osdival quiseram voltar logo pra casa.

Alguns minutos antes da largada fiquei apenas caminhando e conversando com minha namorada (já que ela não quis fazer um aquecimento para não cansar antes da hora) e falamos um pouco mais sobre a nossa (minha) estratégia da corrida. Eu queria por que queria que ela corresse abaixo dos 30 minutos. Já havia dito isso a ela há algum tempo.

Dada a largada, saimos um pouco mais atrás para não atrapalhar quem havia ido para buscar bons tempos e com isso não nos atropelar. E como os primeiros 1.500 metros eram em descida falei com ela para irmos um pouco mais rápido e assim ganhar alguns segundos na volta que seria em subida. Ela concordou e assim faríamos.

E fomos "tranqüilo", pelo menos pra mim estava tranqüilo, mas quando completamos o primeiro km vi que estávamos forte demais. Passamos com menos de 5 minutos e ela estava acostumada a correr em torno de 6min a 6min10seg por km. Falei pra ela que passamos rápido demais e que íamos diminuir naquele no km seguinte.
Diminuimos, mas não muito. Passamos com aproximadamente 5min40seg mais ou menos. Ainda estava forte.

No retorno (km 2,5) passamos com 13min30seg. Estávamos com sobra para completar a prova abaixo dos 30 minutos, como eu queria.
No km 3 estávamos com mais ou menos 16min15seg. Ou seja, faltava pouco menos de 14 minutos para os 30. Ali achei que daria e tratei de ir administrando o ritmo pra ela não quebrar. Porém, logo no início da subida final (km 3,5 mais ou menos) ela pediu para caminhar. Tudo bem! - eu pensei - estamos com sobra.
Caminhamos por uns 2 minutos e retornamos a correr em seguida (um pouco mais lento é verdade).

No km 4 com aproximandamente 23 minutos achei que estava sob controle. Até disse a ela, tentando dar uma motivação final dizendo: "Só falta um. Pra quem fez 4kms, 1 não é nada". Mas, a cerca de uns 800 metros para a chegada ela pediu para caminhar novamente e eu vendo a exaustidão dela acabei concordando com a idéia. Porém, não desgrudava os olhos do cronômetro e acho que ela percebendo isso, com cerca de um minuto de caminhada me chamou para correr novamente. Não pensei duas vezes e me pus a correr também. No entanto, sempre ia perguntando pra ela pra saber se estava bem, pois do contrário a gente terminaria caminhando mesmo. Mais vale terminar bem, do que terminar com um bom tempo e acabar passando mal na chegada.

Na curva final disse pra ela seguir os cones pois eu ia correr um pouco mais forte para tirar um foto dela na chegada e assim o fiz.
Cruzei e linha de chegada uns 5 segundos na frente dela e pude registrar, uma pessoa que até um ano e pouco atrás era sedentária e que neste dia 4 de novembro de 2012 pode cruzar pela primeira vez uma linha de chegada de uma corrida de rua de 5kms. Espero que esta seja a primeira de muitas.

Depois, conversando com ela, ela me confidenciou que no início estava com vergonha de correr, por achar que ela era a única 'gordinha' a participar de uma corrida de rua. Mas, ela viu que não é assim. A corrida não tem preconceitos. São para todos. Inclusive, um senhor correu os 5km com um cajado para dar apoio e foi recebido com aplausos por todos que estavam próximo ao pórtico de chegada naquele momento.

Ah, e o tempo da Leide, foi dentro da esperado: 29:52 pelo site (tempo bruto, pois não há chip de cronometragem) mas pelo meu cronômetro (de pórtico de largada à pórtico de chegada) 29min38seg.
Ela chegou "acabada", eis a foto abaixo que não me deixa mentir (tomara que ela não leia isso, kkkk) mas me deixou feliz demais pela determinação e garra que ela teve durante a prova.
Só faltou mesmo ela escrever algo sobre sua experiência. Pedi isso pra ela, mas ela dise que não saberia o que dizer. Daí fiz este texto. Do meu jeito. rsrs

 Chegada da Leide em sua prova de estréia
.

Das 23 mulheres que completaram a prova de 5kms, a Leide ficou na 13ª colocação.
Uma colocação intermediárea. O que já é muito bom.
E eu, como vocês puderam ver nos dados gerais da prova, quase fiquei em último. Mas, valeu. 
Aposto que não estaria mais feliz com um pódio ou com um tempo extraordinário, do que ter corrido estes 5kms ao lado desta pessoa fantástica.
Não sei se isso irá acontecer novamente (corrermos lado a lado) pois eu "vivo" de pódios e em 2013 eu quero uma porção deles. rsrs

Segue abaixo algumas fotos:

 Meu número.
O da Leide era o 190.
.
.

 Equipe Correbira antes da prova:
Edson, Osdival, Leide e Tutta.
.
.

 Leide já preparada para sua primeira prova.
.
.

Logo no início da prova.
Crédito da foto: Angélica Pronsati
.
.

Com quase 2kms de prova ainda estava super bem.
Na chegada ela estava bem cansada como vocês viram mais acima.
.
.

Classificação geral das 15 primeiras da prova feminina dos 5kms.
.
.

 Classificação geral dos 15 primeiros da prova masculina dos 5kms.
.
.

 Minha colocação nos 5kms.
.
.

Equipe Correbira após a prova:
Leide, 13ª  de 23 na prova de 5kms com o tempo de 29:38;
Tutta, 42º de 49 na prova de 5kms com o tempo de 29:33;
Edson Leite, 128º de 184 na prova de 10kms e13º de 23 na faixa etária de 50 a 54 anos com o tempo de 49:16; e
Osdival, 157º de 184 na prova de 10kms e 23º de 24 na faixa etária de 45 a 49 anos.
.
.

 Com o ubiratanense Amauri que estreou muito bem nos 10kms.
Ele completou a prova com o tempo de 58min31seg e ficou na 176ª  colocação dentre os 184 atletas que completaram a prova masculina. Já em sua faixa etária (45/49 anos) ele foi o 24º de 24 corredores.

.
.

 Será que formamos um belo casal???
.
.

 Colocação geral das 15 primeiras da prova feminina nos 10kms.
.
.

 Classificação geral dos 15 primeiros da prova masculina nos 10kms.
.
.

 As nossas medalhas.
.


Agradecimentos:
Primeiramente a Deus pela saúde e por ter nos proporcionado uma ótima viagem de ida e volta e uma prova dentro do esperado.
Agradecimentos também ao Edson Leite que foi com seu carro, nos levou e ainda pagou todas as despesas de pedágio e combustível. Obrigado.

Mais sobre a prova no blog do Sandro: Eucorro.com



tutta/Baleias/Pr 
www.correndocorridas.blogspot.com.br


Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: R$ 20,00 (duas inscrições)  

    

Nenhum comentário: