domingo, 28 de dezembro de 2014

Matéria feita comigo destacando a São Silvestre

.
Apesar de não ser um grande corredor, tenho grandes amigos que sabem valorizar o esforço que faço para sempre estar me destacando, mesmo que modestamente, nas competições regionais, nacionais, e por que não dizer, internacionais. Já que fui segundo colocado na categoria em uma meia maratona em Assunção no Paraguai.

Segue abaixo uma excelente matéria que o grande amigo Odair Roberto fez comigo e que o outro amigo, Fábio Celestino, publicou em seu site.



Atleta ubiratanense está inscrito na Corrida de São Silvestre


O atleta Claudemir Ferreira, popularmente conhecido como Tutta, mais uma vez vai levar o nome de Ubiratã para fora dos limites confrontacionais do município. E sempre com a simplicidade, humildade, caráter e dedicação, virtudes que têm feito parte da vida e das atividades deste cidadão ubiratanense que deveria ser muito mais considerado, apoiado e respeitado do que é. Já sentindo obviamente um pouco do peso imposto pelo passar dos anos, o atleta continua firme em sua missão de mostrar que grandes feitos nem sempre são aqueles que se mostram sob holofotes ou estrondos de rojões e fogos de artifícios. Mas o silêncio de passos acelerados e esforço extremo para se concluir uma prova mostra exemplos dignificantes na busca de superação aos próprios limites, em prol de algo humanamente digno de sincero louvor.

Depois de marcar presença em diversos eventos esportivos no decorrer deste ano, o atleta Tutta vai fechar o ano de 2014 com chave de ouro, participando de uma prova que é reconhecidamente destaque em âmbito mundial. É a tradicional Corrida de São Silvestre, que acontece na capital paulista, no dia 31 de dezembro.

A prova é considerada a mais tradicional corrida de rua do Brasil e da América do Sul e completa 90 anos de história. Criada no ano de 1924 pelo fundador Cásper Líbero, a Corrida de São Silvestre contou com a presença de apenas 60 atletas inscritos naquela ocasião. “Neste ano de 2014 serão mais de 30 mil corredores que percorrerão ruas de São Paulo”, informa o atleta ubiratanense Claudemir Ferreira, o Tutta, que estará presente na competição pela nona vez, sendo esta sua oitava participação consecutiva na corrida.


Tutta teve sua estreia na prova no ano de 2004. Na ocasião ele completou os 15 quilômetros com o tempo de uma hora e 33 segundos, terminando em 654º lugar na classificação geral e em 105º lugar na faixa etária. A melhor participação que o ubiratanense teve foi no ano de 2011, quando a chegada havia sido transferida da atual Avenida Paulista para o Parque do Ibirapuera. Neste ano Tutta completou o percurso com 57 minutos e 30 segundos e ficou em 272º lugar na classificação geral dentre os mais de 15 mil concluintes só na prova masculina, e em 67º lugar na faixa etária.



Já no ano passado (2013), apesar dos poucos treinos feitos pelo corredor por conta dos compromissos no trabalho, ele considera que se saiu muito bem ao completar a prova no tempo de 57 minutos e 53 segundos, ocupando a classificação de número 215 dentre os quase 17.300 atletas concluintes na prova masculina. Já na faixa etária, Tutta ficou em 45º lugar, entre os quase 3.000 atletas entre 35 e 39 anos.


RECONHECIMENTO MERECIDO - Apesar de ser um atleta amador, o ubiratanense conquista, por onde passa, o respeito e admiração de pessoas que literalmente passam a serem fãs.


Tutta relembra alguns fatos e destaca o episódio acontecido na edição de 2013 da São Silvestre. “Após completar a prova, fui à procura da minha esposa e nisso apareceu uma garotinha de 11 anos (Larinha) com seus pais (Glauco e Ive) me pedindo para tirar uma foto com ela. Achei isso muito gratificante, pois sou apenas um atleta amador e estou longe de correr como um profissional. E esse gesto nos mostra que alguém reconhece o que a gente faz e dá valor pela conquista. Mesmo que esta conquista possa parecer insignificante para alguns. Porém, outros sabem reconhecer o seu esforço”, relata o atleta.

Como conseqüência natural desta aparentemente simples abordagem da menina ao atleta pedindo por um foto, o fato é que atualmente Tutta é amigo dela e da família dela e trocam mensagens através de uma rede social.

Para quem quiser acompanhar a corrida pela televisão, a São Silvestre será transmitida ao vivo pela Rede Globo no dia 31 de dezembro, a partir das 09:00 horas da manhã. E quem quiser obter mais informações sobre as atividades do atleta Tutta, basta acessar o endereço eletrônico: www.correndocorridas.blogspot.com.br (Texto: Odair Roberto / Foto: Arquivo pessoal)


tutta-Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Nenhum comentário: