sábado, 28 de março de 2015

Corrida Nº 119 - 3ª Etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua - Etapa Toledo-PR - 15mar2015

.
O SESC PR realiza a 9 anos (desde 2007) o Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua. E neste ano de 2015 serão 22 etapas em 22 cidades diferentes e é atualmente o maior circuito estadual de corrida e caminhada do Brasil com provas de 10 kms aberta a atletas a partir de 18 anos e provas de 5kms aberta a atletas a partir de 16 anos e uma caminhada intitulada como Caminhada da Família com inscrições abertas a pessoas de todas as idades.
O objetivo do SESC PR é estimular as pessoas a praticar atividades físicas e com isso dar Vida Saudável e Bem-estar a todos.
As inscrições tanto para a corrida como para a caminhada podem ser realizadas no site (
http://www.sescpr.com.br/circuito/) até a sexta-feira da semana que antecede o evento (cerca de 10 dias antes) e o valor para a corrida custa R$ 32,00 reais, porém, se feitas até 15 dias antes do evento sai pela metade do preço. Todos os inscritos recebem uma camiseta que neste ano ficou bem melhor. Antes o tecido era de algodão e agora é com tecido tecnológico (ou algo parecido) e medalha de participação. E é obrigatório a apresentação de um atestado médico comprovando a aptidão para atividade física, sendo a validade do documento, no máximo, 12 meses anteriores à data da realização da prova e o envio deverá seguir para o endereço correspondente a cada etapa descrito no próprio site. 
Já para a caminhada não é exigido atestado médico e as inscrições são gratuitas, mas não há distribuição de camisetas, no entanto, todos também recebem uma bela medalha de participação como lembrança.
Há postos com distribuição de água a cada 2,5kms e farta mesa de frutas na chegada, além de massagens e cuidados médicos, se for preciso.
Há premiação com troféus para os 5 primeiros colocados tanto nos 5 como nos 10kms masculino e feminino.
Não há premiação por faixa etária.
Havia até três anos atrás, se não me engano, mas o SESC cortou. Porém, mesmo assim, não deixa de ser um excelente evento com ótima estrutura e super bem organizado.
Este eu recomendo.


Dados gerais:

Nome da prova: 3ª Etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua
Cidade: Toledo-PR
Data: Domingo, 15 de março de 2015
Distância: 5kms
Tempo: 17min09seg
Colocação geral: 2º lugar
Atletas concluintes no geral masculino: 98 corredores
Número de peito: 144



Fui para Toledo no sábado na companhia da minha esposa Cileide.
Saímos de Ubiratã rumo a Cascavel as 12:30hs e chegamos as 14:00hs. Depois pegamos outro ônibus que nos levaria em definitivo à Toledo e chegamos à cidade por volta das 15:30hs e fomos imediatamente na unidade do SESC retirar o kit e depois fomos procurar um hotel e acabamos por encontrar somente um e por ser muito caro resolvemos voltar para próximo da rodoviária e verificar se havia algum hotelzinho menor e mais barato por ali. Por sorte encontramos um (o Hotel Dominguinhos) bem de frente a rodoviária e pagamos apenas 65,00 reais a diária duplo com direito a café da manhã e Wifi no quarto. O hotel não tem luxo, mais é bem econômico e muito confortável.

No domingo acordamos as 06:00 horas da manhã, descemos para tomar o café e por volta das 06:40hs fomos para as proximidades do Lago Municipal, local onde seria realizada a largada e a chegada da prova.
Com uns 10 minutinhos de caminhada estávamos lá.
Até o momento haviam poucos corredores, mas com o aproximar do horário da largada (07:30hs) os atletas foram chegando e deu pra perceber o quão forte seria a prova.
Só feras estavam em Toledo naquela manhã, como sempre diz o locutor oficial da prova: Flávio.

Na hora marcada foi dada a largada para os dois cadeirantes presentes na prova e cerca de 4 ou 5 minutos depois foi dada a largada para os 5 e 10kms.


Largada dos 5 e 10kms.

O percurso, em relação a minha última participação
(em 2013) mudou, e aproximadamente 400 metros após a largada virava-se a direita onde pegamos uma subida fortíssima de uns 150 metros mais ou menos. Depois disso a intensidade dela diminuía um pouco e na sequência descíamos uma pequena descida para subir novamente mais a frente. Porém, esta segunda subida era bem menos intensa do que a primeira.
Por largar bem na frente eu saí em um ritmo muito bom. Acompanhando os primeiros colocados desde o início e antes da primeira subida, eu era o 5 geral e pelo menos um dos atletas a minha frente era dos 10kms. Ou seja, na prova de 5kms eu estava sendo o quarto colocado e isso daria pódio. Que era o meu objetivo na prova. Mas, estávamos apenas no começo e muita coisa podia acontecer. Próximo do final desta primeira subida eu perdi duas posições, caindo para sétimo geral: sexto nos 5kms.

Completei o km 1 com 3min35seg. Achei um tempo muito alto, mas mantinha-me próximo a três atletas da prova de 5kms e um outro seguia a poucos metros a frente deste pelotão.
Antes do km 2 passei por um deles e completei o km com 3min31seg (7’06 no acumulado). Ainda achei que o tempo estava alto demais. Ainda mais se considerarmos que pegamos uma leve descida neste km e que ela poderia influenciar para um ritmo mais forte. O que não aconteceu. Mas, como eu estava em quinto lugar e próximo a três outros corredores da prova de 5kms não poderia considerar que eu estava fazendo uma prova ruim. Pelo contrário. Estava até muito bom.
Na sequência ultrapassei outro corredor e pulei para 4º. Quinto, na verdade, já que o Ademir, atleta de Cascavel, que seguia a minha frente liderava a prova de 10kms. Mas, como ele estava na prova maior, eu poderia 'descartá-lo da disputa. Portanto, eu era o quarto geral.

Pouco antes do km 3 emparelhei com os dois “adversários” mais próximos e os ultrapassei, assumindo assim o segundo lugar na prova.
Na minha frente apenas o Ademir que liderava os 10kms e o Eduardo disparado na liderança dos 5kms.
Completei o km 3 com 3min13seg. Melhorando um pouquinho o ritmo.

No 4º km passei com 3min30seg (13’49 no acumulado). Tempo alto novamente e dali em diante senti um pouco o peso do percurso que tinha pelo menos 4 subidas. Três delas menos intensa, é verdade, mas o suficiente para ir minando as nossas forças, principalmente quando se corre no limite, ou quase nele. E como eu treino poucas subidas o sofrimento sempre é maior quando elas aparecem em uma competição.
Por conta disso, eu achei que não suportaria o ritmo até o final da prova e nem a posição que estava no momento (2º lugar), pois desde que havia ultrapassado os dois últimos corredores eu vinha ouvindo passos bem próximos a mim o que me desconcentrava um pouco.
Porém, procurei esquecer os passos e focar mais na linha de chegada.

Parece que deu resultados. Pois esqueci dos passos e quando me dei conta já estava prestes a completar a prova.
Nos últimos 300 metros consegui tirar forças não sei de onde e acelerar o que tinha para garantir assim o segundo lugar geral da prova e completar os 5kms com o tempo 17 minutos e 09 segundos (3min20seg no último km).
Não foi bem o tempo que eu queria, mas foi um grande resultado. Afinal de contas, sou um atleta amador e me sacrifico demais para manter tudo perfeitamente organizado: treinos, trabalho, família e amigos (não necessariamente nesta ordem).

O primeiro colocado (Eduardo da Academia Eu Magro de Cascavel) venceu com o extraordinário tempo de 15min57seg. Literalmente voou na prova.

Depois de completada a corrida fui repor as energias nas fartas mesas de frutas disponibilizadas aos atletas pelo SESC.
Na sequência foi só esperar a premiação e subir ao pódio mais uma vez. A primeira (de muitas, espero eu) em 2015.

Após a premiação retornei com minha esposa ao hotel, tomei um banho e as 12:30hs embarcamos para Cascavel e as 14:30hs embarcamos em definitivo para Ubiratã para o devido descanso.


Segue abaixo algumas fotos:


Meu número.
.
.

Eu antes da prova.
.
.

Com minha esposa Cileide.
.
.

Completando em segundo lugar minha segunda prova do ano.
.
.

Agradecendo a Deus do Céu por mais uma prova realizada.
.
.

O sofrimento é grande, mas a satisfação do dever cumprido é muito maior.
.
.

Após a prova.
.
.

A medalha da prova.
Pra ficar melhor teria que ter, pelo menos, o nome da etapa.
.
.

Com os amigos de Cascavel.
Fabrício do meu lado direito e Flávio, locutor oficial da prova, do lado esquerdo.
.
.

Com os amigos cascavelense vencedores das duas provas em Toledo.
Eduardo do meu lado direito que venceu os 5kms em 15'57 e Ademir do meu lado esquerdo que venceu os 10kms em 33'21.
.
.

Com o grande amigo Moisés Carmona, também de Cascavel, que mesmo lesionado foi de bicicleta até Toledo somente para prestigiar os amigos e a prova.
.
.

Esperando a minha vez de ser premiado.
.
.

Recebendo o meu troféu de segundo lugar.
.
.

Agradecendo a moça do SESC pelo troféu e pela prova.
.
.

Conversando alguma coisa sobre a prova com o quinto colocado.
.
.

Pódio masculino da prova de 5kms.
Só feras em Toledo.
.
.

Classificação geral dos 20 primeiros colocados da prova de 5kms.
.
.

Com os meus dois amores: a esposa e a corrida.
.
.

O meu primeiro troféu do ano.
Até perdi as contas de quantos troféus eu já ganhei do circuito. rsrs
Mas, em breve recontarei e publicarei em alguma postagem sobre outras provas do SESC PR.
.
.

Selfie com a estátua do escritor Jorge Amado, minha esposa e o troféu conquistado na prova.
.
.

Pódio feminino da prova de 10kms.
A segunda colocada é atleta do estado do Amapá.
.
.
Classificação geral das 20 primeiras colocadas da prova de 10kms.
.
.

Pódio masculino da prova de 10kms.
.
.

Classificação geral dos 20 primeiros colocados da prova de 10kms.
.
.

Pódio feminino da prova de 5kms.
.
.

Classificação geral das 20 primeiras colocadas da prova de 5kms.
.
.

Classificação dos cadeirantes dos 10 e 5kms presentes em Toledo.
.
.

O percurso da prova.
Os traços mais claros foi da caminhada.

.
.

Cartão de visitas do Hotel Dominguinhos de Toledo.
.
.


Agradecimentos:
Primeiramente a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida por ter me proporcionado uma boa viagem de ida, volta e uma prova perfeita.
A minha esposa por ter me acompanhado e aos amigos que sempre torcem por mim.


Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: R$ 16,00
Passagens de Ubiratã a Cascavel (ida e volta): R$ 48,46
Passagens de Cascavel a Toledo (ida e volta): R$ 12,10
Hotel em Toledo: R$ 65,00
Lanches - aproximadamente: R$ 25,00

Total: R$ 166,56


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Tutta se em todas as cidades tivesse esse apoio que nem o SESC PR daí faz não teriamos sedentários e pelo preço da metade da inscricao que vc citou com certeza as inscricões deve esgotar rapidinho hein...Cara fabuloso esse apoio do SESC em 22 cidades dai do PR. Parabéns ao SESC e a vc pelo 2 lugar geral e estou na torcida para que na próxima vc consiga o primeiro lugar...O que notei no seu relato e também te parabenizo e vc agradecendo a Deus, pois se todos fizessem isso seja em tudo que fizeres Deus iria ficar grato, mas infelizmente muitos só procuram Deus quando estão na pior...Parabéns amigo tenho muito orgulho de vc e ai a esposa não corre?
Obrigado pelos elogios da ultra que corri.

Boa semana e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
O objetivo do SESC PR é estimular as pessoas a praticar atividades físicas e com isso dar Vida Saudável e Bem-estar a todos.

tutta disse...

Resposta ao Jorge:
O SESC PR dá show em organização em corrida de rua Jorge.
Mas, as inscrições, mesmo pela metade do preço muitas vezes sobram. Pois, como não premiação nas faixa etárias, muitos corredores não participam.
Infelizmente o SESC cortou as faixas etárias a uns 3 anos e hoje o circuito não é maior por conta disso. Mas, apesar de tudo, é um ótimo evento.

Obrigado pelos parabéns e pelo desejo de que eu vença a próxima etapa, que no entanto até á aconteceu. Não venci, mais fiz uma ótima participação.
Em breve tem o relato.

E os agradecimentos a Deus que faço, acredito que é necessário, pois, se vivemos bem, temos saúde e disposição, é por causa dEle e temos que lembrar e agradecer sempre. Não só nas horas difíceis, mais principalmente nas horas boas.

Quanto a minha esposa, ela participou de 3 corridas. Duas de 5kms e uma de 4,1kms. Foi até bem. Mas depois parou. Infelizmente.


Abraço e boas corridas.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br