sábado, 27 de fevereiro de 2016

Corrida Nº 134 - 97ª Corrida da Lua Cheia - Cascavel-PR (24fev2016)

.
Estreei relativamente bem o ano de 2016 com um segundo lugar na classificação geral, mas com um pequeno "gostinho" de primeiro, pois liderei mais da metade da prova de 4,1kms, ou 4,3kms como estava sendo anunciado. Infelizmente não consegui segurar a vitória, mas mesmo assim o resultado me deixou bastante satisfeito, pois mostra que os treinos estão seguindo no caminho certo.

Medalha da prova.


Nome da prova: 97ª Corrida da Lua Cheia - 2ª Etapa de Cascavel
Cidade: Cascavel-PR
Data: Quarta-feira, dia 24 de fevereiro de 2016
Distância: 4,1kms
Tempo: 14min16seg
Média por km: 3min28seg
Colocação geral masculino: 2º lugar
Atletas concluintes no geral masculino: 73 corredores

Número de peito: 31




Com algum cansaço acima do normal neste início de ano, fui para Cascavel onde estreei em corridas de rua neste ano de 2016.
Minha esposa Cileide foi comigo para também correr a prova e tivemos a companhia do amigo Hélder que nos levou de carro.

A corrida é um circuito com 12 etapas, uma por mês, e é realizada sempre a partir das 20:30h nas quartas-feiras das semanas de lua cheia.
A inscrição custa 35 reais mais taxas e a camiseta é vendida separadamente a um preço de 20 reais.
A organização, a cargo da Elite Eventos, foi boa. Somente o percurso não estava legal, pois quase não havia iluminação. Mas, isso não é culpa da organização, e sim, da prefeitura.

Fui para a prova com o pensamento mais do que positivo, pois tinha visto os tempos da prova do mês de janeiro e pelos meus cálculos, se os tempos se mantivessem eu teria grandes chances de vencer uma das duas provas. Já que havia opção de 4,3kms e 8,6kms, uma e duas voltas ao redor do Lago Municipal.
Optei pela distância menor. Minha esposa faria os 4,3kms também.

Saímos de Ubiratã as 18:15h e por volta das 19:30h já estávamos no lago para retirar os nossos números com os chips fixados neles. Optei em não adquirir a camiseta desta vez por falta de "dim dim" rsrs.
A largada estava prevista para as 20:30h e devido a muita chuva durante a semana, o organizador, Rafael Feijó, achou melhor dividir a largada em duas. Ou seja, primeiro largariam os atletas dos 8,6kms e cinco minutos depois os atletas dos 4,3kms.
No mês de janeiro as largadas foram ao mesmo tempo.


Procurei um espaço bem lá na frente e assim que foi dada a largada, logo na primeira curva eu já estava entre os 4 primeiros colocados.
Com cerca de 500 metros de prova, ao adentrarmos na pista do lago, eu assumi a liderança e imprimia um ritmo bem forte. Mas, como eu não conseguia ver o tempo no cronometro continuei naquele ritmo e no final da prova o atleta Jilmar de Nova Aurora-PR me disse que ele passou o primeiro km com 3min11seg e neste momento eu estava um pouco na frente dele. Ou seja, saí forte até demais. rsrs
Eu imaginava mesmo que estava forte demais, mas não queria diminuir o ritmo, mesmo achando que não suportaria manter a mesma 'pegada' até o final.


Durante o percurso tivemos que tomar alguns cuidados especiais, pois em certos pontos estava bastante escorregadio. Inclusive teve um certo momento em que a moto do policial que seguia como "batedor' da prova escorregou e ele quase caiu. E pra complicar ainda mais, quase não havia iluminação como comentei acima. Postes há aos montes, mas, as luzes estavam quase todas apagadas, ou queimadas, sei lá.
Em alguns pontos também há elevações no asfalto devido as raízes das árvores que acabam cruzando a pista por debaixo da terra e se não tivermos atento a tudo; é queda na certa.

Com cerca de 1,5km eu comecei a ultrapassar alguns retardatários da prova de 8,6kms e aí comecei a correr um pouco mais devagar, pois a pista é bem estreita e em alguns pontos haviam vários corredores o que dificultava a passagem. Em certo momento um atleta acabou caindo na minha frente. Pelo que eu consegui ver, ele vinha conversando com um amigo do lado e na frente dele tinha uma parte da pista que estava ressaltada devido a raiz de uma árvore e ele acabou tropeçando e caiu e eu quase caí por cima dele. Eu estava chegando para ultrapassá-lo e mesmo estando um pouco escuro naquele ponto, eu tive um reflexo rápido do que estava acontecendo na minha frente e pude calcular nos mínimos detalhes onde pisar para desviar dele e passar por ele sem me envolver na queda e consegui me desviar por um tris e continuar na liderança da prova.
Nem quis parar para ajudá-lo, pois o amigo dele com certeza fez isso.


Acho impressionante como alguns atletas não têm muita noção do que está acontecendo. Sabiam que teria uma outra prova na sequência e mesmo assim, praticamente fechavam a pista ao invés de correrem do lado direito e deixarem livre o lado esquerdo para eventuais ultrapassagem de corredores mais rápidos.
O batedor da prova de 4,3kms ia na minha frente e buzinando e eu ainda ia dando alguns gritos em certas horas pedindo para o pessoal abrir e mesmo assim era difícil isso acontecer.
Por conta dos vários atletas
, quando cheguei na ponte de madeira que ligava um lado ao outro do lago, mais ou menos na metade da prova, eu ultrapassei até o batedor. Vê se pode. rsrs
A ponte era mais estreita do que a pista e haviam muitos corredores naquela hora e o batedor ficou sem passagem. Buzinou várias vezes e mesmo assim não teve passagem liberada. Gritei pro pessoal abrir e passei meio espremido entre a moto e os outros corredores e segui a frente do batedor por uns 300 metros ou mais. Achei a cena bem interessante, além de nada convencional. Onde já se viu, um atleta seguir na frente do batedor! rsrs


Após a passagem pela ponte senti o ritmo caindo e depois que o batedor me passou comecei a ouvir mais de perto os passos do segundo colocado e faltando um km para o final fui ultrapassado pelo Jilmar que me chamou para seguir com ele. Mas, sem condições, disse pra ele que não dava e ele acabou abrindo alguns metros e seguiu assim até o final. Ele acabou vencendo a prova e chegou apenas dois segundos na minha frente. O terceiro colocado, Alexandre, chegou menos de quinze segundos depois de mim. Enquanto o quarto e o quinto colocados demoraram bem mais tempo para completar a prova e assim completarem o pódio.

Na verdade não achei um péssimo resultado. Achei apenas o tempo de conclusão não muito bom. Queria ter feito o percurso abaixo dos 14 minutos.
Pelo tempo publicado no site o meu tempo foi de 14min01seg. Mas, acredito que há erros, pois cronometrei no meu relógio 14min16seg. Já o Jilmar, o campeão dos 4,3kms, marcou no Garmin dele 14min14seg.
Então prefiro confiar no meu relógio e por isso não fiquei muito satisfeito com o tempo. Mas, como é início de temporada acho que está bom, pois acredito que dá pra melhorar mais.


Depois de completada a prova, recebi minha medalha e o kit lanche composto por uma banana e uma maça, além de um copo de água, e fiquei na expectativa da chegada da minha esposa que concluiu a prova com 25min02seg pelo tempo marcado no seu relógio (24'53 no site). Ela terminou em 24º lugar dentre as 101 corredoras que participaram dos 4,3kms.

Após a chegada da última colocada dos 8,6kms foi dado início a premiação onde fui chamado ao pódio para receber o troféu de segundo lugar geral dos 4,3kms na minha estréia em provas no ano.

Recebida a premiação é hora de voltar pra casa. Antes, porém, demos uma passadinha na Avenida Brasil para comer um lanche e somente depois seguimos viagem para Ubiratã onde chegamos por volta da meia noite.

E assim foi mais uma corrida de rua na minha carreira.


Segue abaixo algumas fotos:


Meu número.
.
.

Leide e eu. Números 30 e 31 antes da prova.
.
.

Tutta, Alexandre e Jilmar após a prova.
2º, 3º e 1º, respectivamente.
.
.

Conferindo se aquele era mesmo o posto de segundo lugar no pódio. rsrs
.
.

Meu primeiro pódio de 2016.
.
.

Classificação geral dos 10 primeiros colocados da prova de 4,3kms.
Clique na imagem para AMPLIAR.
.
.

Primeiro troféu do ano.
.
.

Com o troféu e a medalha.
.
.

Felizes por mais uma prova completada com êxito.
.
.

Classificação geral das 10 primeiras colocadas dos 4,3kms.
Clique na imagem para AMPLIAR.
.
.

Classificação geral dos 10 primeiros colocados dos 8,6kms.
Clique na imagem para AMPLIAR.
.
.

Classificação geral das 10 primeiras colocadas dos 8,6kms.
Clique na imagem para AMPLIAR.



Agradecimentos:
Primeiramente a Deus (Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus), depois ao Hélder por ter aberto mão do seu tempo livre e me levado com seu carro sem cobrar nada além das despesas de combustível e pedágio. E um agradecimento também à Academia Boa Forma pelo apoio no trabalho de fortalecimento muscular e a todos os amigos e amigas que sempre torcem por mim.



tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

2 comentários:

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Pé direito total na estreia de 2016.
Vc é fera.
Parabéns!

tutta disse...

Resposta ao Roberto Encarnação (Bikeselva):
Graças a Deus Roberto.
Abraço e obrigado.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br