quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dicas para se correr nas mais variadas temperaturas

Olá, como estão todos?

Recebi um email ontem (10/11/2009) do Webrun.com sobre algumas dicas para se correr nas mais variadas temperaturas, e como eu quase nunca publico alguma coisa sobre atletismo aqui no blog, a não ser as minhas próprias "conquistas", resolvi compartilhar este texto com vocês.

Confiram:


Dicas para correr nas mais variadas temperaturas
Por: Aulus Sellmer


O clima tem dado vários dribles nos corredores e está ainda mais difícil saber quando chove, faz frio ou calor. Por isso, vou dar dicas, caso você se depare com um dia chuvoso de treino e também adiantar algumas recomendações que daria somente na entrada do verão, em dezembro, mas como podemos sentir o calor já aparece por aí!

Se a temperatura estiver agradável e a chuva leve, sem raios, não há motivos para desistir do treino – até porque a sensação de correr na chuva é uma excelente terapia para a mente.
Fique atento em que piso irá correr, pois o maior risco é cair. Com calçado adequado, opte pelo asfalto. Se você é da corrente que tem receio de “pegar um resfriado”, atente à vestimenta. Vista jaqueta impermeável, use boné para facilitar a visão e não esqueça de se hidratar - mesmo na chuva ocorre perda de líquidos através da transpiração. Ao terminar sua corrida, tome um banho quente, enxugue-se bem e vista-se o mais rápido possível.

Agora, se o tempo abrir, há algumas medidas que deve tomar para minimizar as consequências ao se correr no calor. Use roupas com tecidos sintéticos - jamais utilize algodão. Para se proteger dos raios solares, não se esqueça do boné, óculos escuros e protetor solar. Dessa maneira seu corpo terá uma equação perfeita: isolamento térmico, troca de ar, absorção e transporte da umidade e a sensação de conforto da pele.

Tenha mais cautela quando, além do calor, o dia estiver úmido. Correr nesse clima desfavorável é fator de risco real, portanto, minha sugestão é não treinar. A umidade aumenta o calor, o suor não evapora e a temperatura corporal sobe ainda mais.

Caso não siga essas “regrinhas”, seu corpo pode sofrer exaustão por calor, que é o super-aquecimento devido ao excesso de perda de água - em casos raros, por perda de sal. Os sintomas são: sede, dor de cabeça, tontura e até náusea e vômito. Nessa situação, pare de treinar e saia do sol. Tome água ou uma bebida isotônica. Se não se sentir melhor em 30 minutos, vá ao hospital. Tome cuidado, também, em ambientes fechados. Imagine várias pessoas correndo nas esteiras da academia? A temperatura aumenta e a eficácia da perda de calor do organismo diminui.

Como vemos, as condições climáticas são fatores determinantes na hora de correr. Ter equipamentos corretos de boa qualidade e bom senso para perceber se seu organismo sairá mais prejudicado do que beneficiado após o treino, com certeza você irá minimizar os riscos de uma corrida desastrosa.


Bons treinos a todos...



tutta/paraná

www.correndocorridas.blogspot.com

5 comentários:

Unknown disse...

Oi meu querido, vim mesmo so deixar-te um forte abraço

Jorge Cerqueira disse...

Tutta obrigado pelo apoio que tens me dado, estou vindo aqui rápido pq como vc sabe estou me preparando para ultra e a mesma tem me consumido muito tempo e o pouco tempo que sobra tenho procurado descansar.
Muito boas as dicas, bom no sol eu estou acostumado a correr, mais no frio não, posi aqui no Rio só faz calor.
Bons treinos e bom final de semana camarada

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista
www.jmaratona.blogspot.com

geraldo mineirinho disse...

HAN HAN ;GOSTEI DAS DICAS;OCE MERECI UMA BROINHA,NÈMESMO;ABRAÇO DU MINERIN DI MINAS

geraldo mineirinho disse...

JA ESTAVA ESQUEÇENDO.OBRIGADO PELO CONVITE DEICHADO NO BLOG;VAI A CORITIBA NO SESC?

tutta disse...

Carlos,
Valeu amigo.
Um forte abraço pra você também.


Jorge,
Por nada amigo.
Sei como está sendo curto seu tempo e treinar para uma ultra de 24 horas não é nada fácil.
Tem que descansar o máximo possível mesmo.
E quanto a correr no calor, não sou muito fã não.
Os meus melhores tempos são em provas de chuva ou de frio.hehe
Porém, como não tem outra alternativa, o jeito é encarar o sol quente, não e mesmo? rsrsrs
Abraço e tudo de bom pra você.


Geraldo Minerin,
Valeu amigo.
Aliás, tô com vontade de uma broinha de fubá sim.rsrs

E quanto a prova do SESc em Curitiba, não decidi ainda não.
Mas,
Tô com vontade.rsrs
Vou decidir essa semana ainda.
Abraço.


tutta/paraná
www.correndocorridas.blogspot.com