quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Corrida Nº 72 - 86ª Corrida Internacional de São Silvestre (31/12/2010)

.
Bem amigos, apesar do atraso, mais foi por justa calça, quer dizer, justa causa: eu estava de férias. hehe
Cheguei em Ubiratã ontem dia 18 de janeiro e hoje tentei escrever um relato sobre a Corrida de São Silvestre realizada no dia 31 de dezembro de 2010 lá em São Paulo.
E saiu como vocês poderam ver logo mais abaixo.
Não é nada assim tão extraordinário, porque não sei escrever muito bem, mas...
acho que dará pra expressar um pouco do que senti.


Dados Gerais:

Data: Sábado, 31 de dezembro de 2010.
Cidade: São Paulo-SP.
Nome da Prova: 86ª Corrida Internacional de São Silvestre
Distância: 15km
Tempo Líquido: 1h07min32seg
Média Por Km: 4min30seg
Tempo Bruto: 1h28min57
Número de Peito: 15.803
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 14.774 (resultado extra oficial)
Colocação Geral: 1.310º lugar (resultado extra oficial)
Atletas Concluíntes na Faixa Etária 30 a 34 anos: 2.226 (resultado extra oficial)
Colocação Faixa Etária: 254º lugar (resultado extra oficial)


Embarquei na rodoviária de Ubiratã com destino à São Paulo no dia 28 de dezembro às 18h30.
Treze horas mais tarde desembarcava na rodoviária Barra Funda e depois de mais uns quarenta minutinhos de trem e de uma breve caminhada já estava "instalado" na casa dos meus tios no Bairro de Perus.

Na parte da tarde aproveitei e fui pegar o meu kit no Ginásio do Ibirapuera e assim como todos os demais corredores tive o desprazer de encontrar no kit a medalha de participação que veio junto com uma camiseta que não é grande coisa, o chip descartável, uma garrafa de Gatorade, um pacotinho de Capuchino, mais um pacotinho de suco, outro de café, a sacola e mais um monte de inutilidades (panfletos) que já foram todos para o lixo.
E "vazei" pra casa dos meus tios pra descansar um pouco.

Parte do kit:
Acima: Medalha, número e chip descartável e abaixo a camiseta



Porém, antes de pegar este kit aproveitei e "dei" uma pequena passeada no Parque do Ibirapuera.

No Obelisco
.
.

O Lago
.
.

No Monumento às Bandeiras




O Dia 31

Me levantei por volta das 10h00 tomei um caprixado café da manhã (que já nem lembro mais o que era, rsrs) e às 11h30 me encaminhei para a estação de trem em Perus com destino à Avenida Paulista, mais precisamente na Cantina Nipolitana localizada na Alameda Campinas número 680 (eu acho, hehe) onde iria encontrar com outros amigos blogueiros num belo e delicioso almoço organizado pela até então amiga virtual Mayumi do blog Running Kitigai.

O almoço estava fantástico e o prazer de encontrar pessoas que só vemos atravéz de fotos pelo blog é algo indescritível.
De cara já vi a ultramaratonista Elis do Diário de uma Corredora.

Cumprimentei outras duas pessoas que depois vim a saber que eram a Drica (Adriana) e o seu marido Sérgio do blog Let’s Run.

Elis, Sérgio, Tutta, Drica e Rinaldo
Fonte da foto: Drica e Sérgio


Fui até digno de bronca que o Rinaldo do Número de Peito não quis me dar por eu ter errado seu nome. hehe

Depois foi aparecendo mais gente e estes já eram amigos reais: o Vinícius e sua Esposa Dani (Daniela) do Correndo e Emagrecendo ou Encantando como diz o amigo Baleias Miguel Delgado, amigo real desde a Maratona de Foz do Iguaçu em setembro de 2010 que chegou depois ao almoço.

Estavam presentes também o Ricardo do Run For Free;
A Fabi (Fabiana) do A Corrida Mudou Minha Vida;
A Dona D (Ivana) do blog No Mundo Das Lulus;
O corredor fotográfo ou fotográfo corredor, Pinguim (que ainda não atualizou seu blog Marcos Viana “Pinguim” O Fotógrafo Maratonista) amigo real desde 2009 na Maratona de Foz do Iguaçu, bem como o amigo Baleias Ênio também amigo real da Maratona de Foz do Iguaçu, mas da edição de 2010 e o Fábio que senão me engano é o marido da Ivana. hehe

Se esqueci de alguém, ou mencionei nomes errados aí me desculpem, é que são tantas pessoas que fica difício de decorar todos os nomes. hehe

Por ordem:
Atrás: Fábio, Dona D, Tutta, Ricardo e Rinaldo;
No meio: Pinguim, Dani, Fabi, Miguel e Elis;
Mais a frente: Ênio e Mayumi;
Por trás da camera: Vinícius




Faltou ainda o Jorge do Jmaratona que iria chegar bem próximo do horário da prova e não pode chegar em tempo para o almoço.

Depois de várias "garfadas", muita conversa (no entanto eu falo pouco, hehe) e inúmeros flashs para fotos saímos da cantina (nem lembro a hora) rumo aos 15km da prova.
Eu ainda fiquei um tempo com a Fabi, o Ênio, a Elis e o Miguel num cafézinho pouco acima da cantina e as 15h40 fui me trocar e guardar minhas coisas no guarda volumes.

No retorno, por volta das 16h30 com a medalha devidamente pressa no peito (que depois carreguei-a na mão) e numeral invertido como protesto pela falta de esportividade por parte da Yescom em ter entregue a medalha antes da prova acabei por encontrar quase todos os amigos ali reunidos na esquina da Paulista com a Rua Pamplona e pude rever o Baleias Wu que não estava no alomoço. Wu já era amigo real desde o encontro na Maratona de Foz 2010.
E conheci pessoalmente a Pri (Priscila) do Corridas e Maratonas mais foi tudo tão rápido né Pri? Mas durou o suficiente para registrarmos o momento com uma foto. Espero te rever com mais tempo em outra oportunidade.

Rinaldo, Dani, Dona D, Tutta, Pri e Wu.
Fonte da foto: De algum blog por aí. hehe



Depois segui mais à frente tentando encontrar um lugar vago ou uma "brechinha" pra "invadir" o pelotão C (hehe) mais foi em vão. Haviam muitos segurança por ali, retornei.
E como não encontrei nenhuma vaguinha sequer mais a frente no pelotão dos amadores, fui lá para o final do "bloco"e assim que deu a largada fiquei encostado em uma mureta até quase todos passarem e depois comecei a dar alguns passos caminhando até passar o pórtico de largada pra somente depois começar a tentar correr. Coisa que durou poucos minutos pois a medalha estava batendo no meu peito e me machucando, resolvi arrancá-la e correr com ela na mão.

Passei o primeiro km em 5min20, isso sem contar os quase 22 minutos perdidos antes de passar pelo pórtico.
Ou seja, a corrida inteira já estava comprometida. rsrs

Descendo a descida (não podia descer a subida né? kkkkkkkk) da Consolação encontrei um "bando" de Baleias fazendo a festa, literalmente.
E esta festa parece que aumentou um pouco mais ao passar por eles. O Miguel foi o que mais se empolgou e ficou gritando: "Corre Tutta, corre! Vai lá, você tá atrasado! Corre!" rsrs
E eu tentando correr, mais como fazer isso Miguel? Com esse mundareu de gente na minha frente é quase (pra não dizer) impossível. rsrs
Apenas cumprimentei eles com um levantar de mãos e um sorrisão no rosto (na bun... que não poderia ser né? rsrs) e tentei ir do jeito que dava.

Mesmo com tanta gente procurei tentar manter um ritmo de 4min/km, mas estava sendo impossível.
Lógico, os fatores eram vários.
Sem treinar desde o dia 24 de dezembro devido a uma gripe bastante forte e que ainda estava me recuperando nesse dia 31.
Larguei lá atrás, acho que atrás de mim ficou apenas uns mil corredores e aquela multidão à frente não abria caminho e isso me fazia quase caminhar em certos momentos.
O ritmo que dava pra fazer era algo em torno de 4min30/km ou pouca coisa a mais ou a menos e esse foi o ritmo médio final da prova.

Ao passar por uma câmera da Tv Globo um certo cidadão que mandou o Galvão Bueno tomar naquele lugar e não teve um que não deu risada e a partir dali apenas me deixei levar pelo embalo das brincadeiras e pelas fantasias exóticas, estranhas e engraçadas que haviam pelo percurso.
Já que não havia como fazer um tempo bom na prova, pelo menos deixa eu curtir esta festa né? hehe

Em certo momento escutei alguém gritar o meu nome, olhei para trás, mais não conheci ninguém.
Depois ao ler os relatos dos blogs fiquei sabendo que o grito foi do Ricardo Hoffmann que inclusive disse no seu relato que eu passei "voando" por ele.
Isso não é verdade viu Ricardo? Pois em treinos aqui em Ubiratã eu faço mais rápido do que eu estava correndo lá. hehe

E assim fui seguindo.
Correndo e olhando um pouco a paisagem dos prédios e monumentos que "apareciam" pelo pecurso.
Antes de chegar à Brigadeiro havia um posto de hidratação com Hidrotônico ou Gatorade acredito eu. Mais não peguei pois estava quase acabando e o tumuldo era enorme.
Aliás, o primeiro posto de hidratação com água foi apenas no km 4 e isso é de matar qualquer um. Por sorte a temperatura não estava tão forte.
Bom, pelo menos eu achei que não estava. hehe

Ao chegar na Brigadeiro subi numa boa, pois como citei a pouco, o meu ritmo era mais leve do que em treinos e não deu pra sofrer nada. Tá certo que a Brigadeiro não é um "bicho de sete cabeças" como dizem. Dá pra subir sossegado mesmo em ritmo um pouco mais forte.
Tudo depende do treino.

Ao terminar a subida, veio a Paulista e o pórtico de chegada e o péssimo tempo líquido de 1h07min32seg.
Só não é pior do que em 2007 quando terminei com 1h07min44. Tá certo que lá em 2007 o tempo bruto foi de 1h09min14, contra 1h28min57 deste ano.
Mais sempre vale como uma experiência (eu acho que vale né) rsrs

Depois da prova encontrei o Tadeu (amigo que tem uma banca de jornal no bairro de Perus) e o amigo Alan também de Perus.
Trocamos algumas palavras, pegamos uma sacola com o kit lanche que continha apenas uma maçã pequena, um mini (e poe mini nisso) pedaço de bolo e duas barras de cereais que estavam sendo jogados para os atletas de cima dos caminhões e depois fui me trocar.

Já devidamente trocado e já desistindo de procurar os amigos do almoço eis que na hora de ir embora encontro Miguel, Ênio e Pinguim e recebo no pescoço (como deve ser feito) a medalha exclusiva Baleias entregue pelo amigo Miguel.

Crédito da foto: Ênio



Conversamos um monte de tempo.
Combinamos de correr a Maratona de Assunção no Paraguai em agosto e depois falamos de...
... bom, depois entro em mais detalhes sobre essa nossa conversa porque o post já está longo demais... hehe

E depois de tanta conversa saí da Paulista às 21h00 mais com vontade de ficar para o reveillon.
Mas isso deixa para quando eu completar a minha 10ª São Silvestre daqui a cinco anos. hehe
E assim foi a minha última prova de 2010.
Espero que tenham curtido a postagem. hehe


Segue abaixo mais fotos:


Chegada na Paulista por volta das 13hs
.
.

No almoço com Elis, O cara ao lado dela não sei o nome, depois a Ivana ou Dona D, Fábio, Vinícius, Dani, Mayumi e Tutta
.
.

Rinaldo ou Cláudio, Elis, Ênio, Myrta a organizadora da Maratona de Assunção no Paraguai, Tamara, Miguel e Tutta
.
.

Tutta e Fabi e em segundo plano o Vinícius
.
.

De pé: Elis, Drica e Tamara
Sentados: Vinícius, Dani, Mayumi e Tutta
.
.

Antes da prova com as cinco medalhas das minhas cinco participações na São Silvestre
(2004, 2007, 2008, 2009 e 2010)
.
.

Durante a prova com a medalha de 2010 na mão direita e com a mão esquerda indicando para o número invertido como um protesto por ter recebido a medalha antes do término da corrida
.
.

Após a corrida com a medalha no pescoço e numeral invertido
.
.

65ª medalha na carreira
17ª em 15 provas em 2010
1ª na história recebida antes da prova
Aliás, um detalhe: esta imagem da medalha eu "roubei" do Google, pois tive vergonha de por a minha aqui no blog porque ela já ficou toda deformada por ter ficado guardada durante 3 semanas enquanto eu estava de férias em São Paulo.
Caso queiram ver como ela ficou vejam as fotos no meu álbum virtual mais abaixo.
Inscriçãozinha cara, organização e "brindes" de má qualidades.
.
.

Ênio, Tutta, Pinguim e Miguel após a prova
.
.

Medalha exclusiva Baleias.
Uma idéia gênial de Elis e Ivana e posto em prática por Miguel.
Esta medalha foi entregue a todos os amigos da equipe Baleias que participaram e concluíram a prova.
Esta foi a minha 66ª medalha na carreira e 18ª em 15 provas em 2010
.
.

Minhas cinco medalhas "oficiais" da São Silvestre.
2004, 2007, 2008, 2009, 2010
.
.

Resultado extra oficial em 18jan2011 da minha classificação na prova geral masculina
.
.

Resultado extra oficial em 18jan2011 da minha classificação na faixa etária de 30 a 34 anos masculina
.
.

E este é o resultado final da prova: muito lixo por todos os lados
.
.

Corre Tutta, corre. Você está atrasado! kkkkk
.
.
.


Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: 90,00 R$
Passagens: 213,10 R$
Lanches de viagem: 19,10 R$
Passes de trem e metrô: 15,90 R$
Almoço pré-corrida: 23,80 R$
Fotos do site Webrun: 13,80 R$

Total: 375,80 R$




Notas:
1 - Quero agradecer primeiramente a Deus por sempre me dar a disposição e a saúde que preciso para continuar correndo.
Agradeço também à minha tia Maria e ao meu tio Wilson por mais uma vez ter me hospedado em sua casa e um agradecimento todo especial a minha família (pai, mãe e irmãos) e a todos que torceram e que sempre torcem por mim.

2 - Quem ainda quer participar do sorteio de assinatura da Revista Contra Relógio aproveite que esta é a última oportunidade.
Farei o sorteio no próximo final de semana (sábado ou domingo) e pra saber como participar clique aqui e saiba como.

3 - Mais fotos podem ser visualizadas no meu álbum virtual neste link.

4 - Os cinco primeiros masculino foram:
1º - Marilson Gomes dos Santos (44:02)
2º - Barnabas Kiplagat Kosguei (44:48)
3º - James Kipsang Kwambai (45:15)
4º - Giovani dos Santos (45:33)
5º - Emmanuel Kipkemei Bett (45:39)

5 - As cinco primeiras feminina foram:
1ª - Alice Jemeli Timbilili (50:19)
2ª - Simone Alves da Silva (50:25)
3ª - Eunice Jepkirui Kirwa (51:42)
4ª - Cruz Nonata da Silva (51:51)
5ª - Diana Judith Landi Andrade (52:36)

6 - Resultado completo aqui.




No mais, o meu muito obrigado e um Feliz 2011 com muita paz, saúde e sucesso.
Além de muitas corridas é claro. rsrs



tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns meu amigo

tutta disse...

Resposta ao Carlos:
Obrigado.



tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Unknown disse...

Parabéns pela prova cara...

Foi muito bom ler esse seu post, muito bom saber que da para fazer muitas amizades com apenas um blog, espero que um dia consiga conhecer tanta gente assim... hahah

abraço e boas provas nesse ano...

http://corramporsuasvidas.blogspot.com/
@gianfelippe

tutta disse...

Resposta ao Gian.
Obrigado Gian.
Concerteza este espaço nos proporciona muitas amizades super bacanas.
E conhecer pessoas do mundo virtual nos dá uma alegria imensa e nos motiva a treinar mais a cada dia para poder correr tal prova e reencontrar ou conhecer tal pessoa.
Concerteza em breve você começará a encontrar estes amigos pelas corridas.
Um forte abraço e boas provas pra você também.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

Grande Tutta, parabéns pela participação, tempo n deu, tbm participei de uma, Corrida de Reis, em cuiabá, 10 mil participantes, aí fica ruim de puxar tempo. Valeu, bons ano e treinos p nós. Valeu, até 3-7 em Foz.

corridaderuams.blogspot.com

tutta disse...

Resposta ao Rodrigo:
Obrigado.
Corrida com um número grande de participantes a gente tem que ir apenas pra curtir mesmo. Tempo é quase impossível.
Mais é gostoso de se participar, né? rsrs
Valeu.
Bom ano e bons treinos pra você também.
Combinaremos de nos encontrarmos lá em Foz dia 3 de julho.
Abraço.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com