sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Corrida Nº 153 - Jogos Abertos Municipais (Jamu's) Ubiratã-PR (29out2017)

.
Mesmo vencendo, acabei ficando em segundo lugar, tudo por conta do mau planejamento das provas de pista do atletismo nos Jogos Abertos Municipais aqui em Ubiratã (Jamu’s 2017).


"Se você esperar pelas condições perfeitas, nunca fará nada."




Segue os dados da prova:

Prova Número: 153
Nome da prova: Jogos Abertos do Município de Ubiratã (Jamu’s)
Cidade: Ubiratã-PR
Data: Domingo, 29 de Outubro de 2017
Distância: 400 metros
Tempo: 1min00seg74c
Colocação: 2º lugar
Número de corredores: 9 atletas
Bairro representado: Jardim Panorama
Número da camiseta: 40



Com presa para finalizar as provas de atletismo dos Jogos Abertos Municipais, os árbitros da Secretaria Municipal de Esportes de Ubiratã resolveram “inovar” e "criar" novas regras em cima da hora em algumas distâncias.
Uma delas foi a prova dos 800 metros com largada única para os 12 atletas inscrito na distância.
A outra, foi nesta prova de 400 metros que estou relatando agora.

Haviam apenas 9 competidores inscritos para esta distância e foram divididos em duas baterias. Uma com cinco atletas e outra com 4.
Apesar de serem em duas baterias distintas, não haveria qualificação para uma final em seguida. Foi decidido entre os árbitros e tivemos que acatar a seguinte decisão: “Vão ser duas baterias e quem fizer o melhor tempo entre elas vencerá a prova”.

Pronto. Foi isso o que os árbitros decidiram para finalizar logo aquelas provas que já passavam do meio-dia e todos estavam com muita fome. Quem não quisesse aceitar esta decisão estava convidado a não participar.
Mesmo não concordando muito aceitei sem reclamação, pois, caso não participasse, eu prejudicaria a minha equipe. E não estava ali para isso.

Mas, reafirmo aqui: “Se tivessem feito como anteriormente; eliminatórias em um dia e finais no outro, não precisaria esta afobação toda.”

Já que decidiram assim, então vamos para a prova.
No sorteio acabei ficando na segunda bateria com outros três atletas.
A primeira bateria largou com cinco corredores e foi vencida pelo atleta Marcelo representando a minha equipe: o Panorama.

Anotei o tempo dele e assustei quando ele cruzou a linha de chegada com um minuto cravado com alguns centésimos de segundo. Já o dei como vencedor, pois nas semanas que antecederam estes jogos o máximo que consegui foi  1min09seg e com muito esforço. E nem sonhava em fazer abaixo de um minuto. Já estou com 40 anos e não tenho mais este pique todo. rsrs
Nesta primeira bateria o Alisson, também representando o Panorama, fez 1min06seg, mas não valia mais nada, pois ele acabou queimando a largada e foi desclassificado.

Bora então para a minha bateria:
No sorteio das raias não tive muita sorte. Peguei a raia número 4. Ou seja, eu ia largar sem ninguém na minha frente e buscar sub-1min assim seria uma missão quase impossível.
Se eu tivesse pegado a raia 1, por exemplo, eu viria quem estava à minha frente e tentaria buscá-lo desde o início e isso poderia fazer a diferença nos centésimos de segundo lá no final.

Mas, não tendo isso como referência o jeito foi disparar assim que deram o grito, ou apito, sei lá (rsrs) de largada.
Achei que quando eu chegasse nos primeiros 100 metros já teria alguém na minha cola, pois parecia que eu estava devagar e ouvia passos bem pertinho. Mas, não.
Fui até os 200 metros ainda na liderança da minha bateria. Nesse momento pensei em olhar o cronômetro para verificar o tempo, mas não olhei para não me desconcentrar da prova e assim, de repente, entrar em outra raia e ser desclassificado.
Aliás, as raias estavam bem apagadas devido às chuvas do sábado e não as repintaram no domingo e isso dificultava muito saber onde começava uma raia e terminava a outra. Teve uma atleta no feminino da minha equipe que foi desclassificada por ‘invadir’ sem saber a outra raia. Fomos prejudicados, neste caso, pois ela chegou em terceiro lugar na prova e seguiria para a final. E eu não queria que acontecesse o mesmo comigo.
Então, mantive-me concentrado nas manchas de cal que ainda restavam na pista formando as raias.

Cheguei para os 100 metros finais sozinho na frente. Neste momento dava para olhar o relógio, mas achei que a prova já estava decidida em favor do Marcelo e preferi não olhar. Eu queria apenas fazer uma boa prova e já estava bom demais vencendo aquela bateria.
Mas, pelos gritos da galera de fora, havia alguém colado em mim e estavam tentando me desconcentrar e motivar o segundo colocado a me alcançar. Então deixei a ideia de olhar o relógio de lado e me concentrei nas passadas finais. rsrs

Faltando aproximadamente uns 50 metros para o final eu percebi que o barulho dos passos que me seguiam diminuíram um pouco. Nisso, dei uma pequena “controlada” na velocidade, devido ao cansaço quase ao extremo, e foi aí que perdi a prova.


Na verdade não fui ultrapassado por ninguém. Mas, ao dar aquela “diminuída” na velocidade eu perdi alguns centésimos de segundo e isso fez a diferença na cronometragem oficial.

Cruzei a linha de chegada e travei o meu cronômetro com 1min00seg64c.
Imediatamente retornei e fui verificar o tempo oficial com os juízes.
O meu tempo cronometrado por eles foi de 1min00seg74c e pedi para conferir o do Marcelo e me disseram que eu havia ficado em segundo lugar, pois ele, o Marcelo, havia feito 1min00seg46c.
Por 28 centésimos de segundo acabei perdendo a prova. Porém, se houvesse uma final, eu teria chances de revanche. Pois teria me poupado mais na disputa desta bateria e com isso me cansado menos. Ou, se pelo menos estivéssemos disputando a mesma bateira, pois daí chegaríamos para os últimos 100 metros lado a lado e aí, quem pudesse mais, choraria menos. rsrs
Mas, enfim... Como ele era da minha equipe, de certa forma ficou tudo bem. Eu acho. rsrs

Só sei que o jeito foi me contentar mesmo com o segundo lugar e o de nunca ter vencido os 400 metros nos Jogos Abertos Municipais.
Fiquei em terceiro lugar em 2003 quando na ocasião marquei  57 segundos e alguns centésimos e novamente em terceiro lugar em 2004 quando marquei 1min01seg e alguns centésimos.

De qualquer forma parabenizei ele pela vitória e ao mesmo tempo fiquei satisfeito com o meu desempenho. Afinal de contas, não é fácil correr 400 metros em um minuto. Ainda mais tendo mais de 40 anos, como é o meu caso. rsrs


E é isso. Este foi mais relato de outra prova dos Jogos Abertos aqui do Município de Ubiratã e na sequência terá o relato da última prova de pista destes jogos dos Jamu’s 2017.



Súmula dos 400 metros masculino.
.

Medalha de segundo lugar.




Tutta Maratonista
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Nenhum comentário: