sábado, 30 de dezembro de 2017

Corrida Nº 160 - Corrida Solidária - SuperAção - Jesuítas-PR (17dez2017)

.
Mesmo sem intensão de participar da prova e apesar de ter feito treinos fortes em dois dias seguidos e também na manhã que antecedeu a corrida, além do jogo de futebol que participei por alguns minutos, fui para Jesuítas e fiz uma participação perfeita.
.
"Os grandes feitos são conquistados não pela força. Mas sim, pela perseverança."

Com o organizador da prova, Jeferson. 



Segue os dados gerais:

Prova Número: 160
Nome da Prova: Corrida Solidária – SuperAção
Cidade: Jesuítas-PR
Data: Domingo, dia 17 de dezembro de 2017
Distância: 3kms
Tempo: 10min29seg
Media: 3min29seg
Colocação geral: 1º lugar
Atletas no geral: não divulgado
Número de peito: 45
Pódio: Não houve



Por conta da caminhada da Amizade do Jardim São Paulo de Ubiratã e por pensar que a corrida seria na parte da manhã eu havia descartado a possibilidade de participar desta prova em Jesuítas.  Um dos fatores também que me fez descartar a ideia de ir para Jesuítas era pelo fato de não ter premiação. Ou seja, não haveria pódio. Apenas medalha de participação.
Porém, após a caminhada aqui em Ubiratã e o treino de corrida de 3kms feito no percurso da caminhada, além da partida de futebol que participei, o Júlio César me disse que a corrida seria na parte da tarde e que tinha interesse em ir e me convidou.
Como percebi a imensa vontade dele para poder participar eu aceitei o convite e a pedido dele, fui em busca de outros corredores para podermos dividir as despesas.

O fato da corrida estar marcada para as 17:30h em época de horário de verão, praticamente ninguém se interessou. Mas, ainda assim consegui outros dois guerreiros. Um foi a minha esposa e o outro foi o Alisson e seguimos em quatro atletas para Jesuítas.

Saímos de Ubiratã as 15:30h, pois só haveria kit com bolsa de costas e mini toalhinha para os 50 primeiros que chegassem ao local. E como o pessoal que estavam organizando disse que a procura estava grande procuramos nos adiantar.


Chegamos em Jesuítas por volta das 16:30h ou menos e já de imediato retiramos os nossos kits, que foi bem simplesinho, e depois ficamos aguardando dar o horário da largada.
Nesse dia, estava sendo realizado o Dia da Partilha em Jesuítas com várias apresentações de danças, musicais, além de brinquedos para a criançada brincar e várias barraquinhas com doces, salgados e sorvete.

E por esse acontecimento a inscrição era de um quilo de alimento que seria doado para pessoas carentes do município.
Apesar de terem falado que a procura para a prova era grande, poucos compareceram ao local.

O percurso era curto.
Segundo o Jeferson, corredor e organizador da corrida, daria em torno de 3,7kms.
Mas, deu menos.

Após algumas instruções e informações repassadas por ele foi dada a largada em leve descida e o próprio Jeferson foi o batedor, pois como deu menos de 50 atletas a Polícia Militar não disponibilizou homens para fazer esse trabalho.
Nem ambulância havia no local. E precisava, pois o calor era demais.
A largada aconteceu com 33 graus de temperatura.

Por não conhecer os adversários, saí cauteloso e mantendo um ritmo relativamente tranquilo e no início da prova ficamos perfilados em quatro atletas na liderança.
Com cerca de dois minutos de prova um atleta de Jesuítas começou a puxar um pouco mais o ritmo e fui junto.
Nisso, o Júlio César e um, dos vários haitianos, que moram na cidade começaram a ficar para trás.

Mas, o jesuitense que havia participado de uma corrida em Toledo na parte da manhã não suportou muito tempo e começou a diminuir a  velocidade. E como eu já vinha no embalo, acabei mantendo o ritmo e em seguida completei o primeiro quilômetro com o cronometro marcando 3min12seg.
Pouco depois fizemos o retorno e vi que já havia aberto mais de 50 metros para o segundo colocado.
Então, era só manter o ritmo que venceria mais uma na carreira.

Fechei o segundo km com (tempo) e aí começamos a subir para a chegada.
Não era uma subida muito intensa, mas como eu vinha de três treinos mais fortes na sexta, no sábado e no domingo de manhã, além de uns dez minutos de futebol em ritmo bem puxado, aquela leve subida, somada com o forte calor, mais parecia uma Avenida Brigadeiro, por exemplo. rsrs
Achei que poderia ser alcançado naquele final.
E como não queria olhar para trás para não dar a impressão aos adversários que eu vinha usando minhas últimas forças para fechar a prova segui tentando não diminuir muito o ritmo.

Mas, não teve jeito.
O meu ritmo caiu bastante naquela parte final, mas ainda assim não foi o suficiente para perder a posição e me mantive liderança para vencer a prova, que deu exatos 3kms, com o tempo de 10min29seg.

O segundo colocado chegou com 11min08seg e o ubiratanenses Júlio César foi o terceiro marcando 11min18seg de tempo.
O Alisson foi o sexto colocado com 14min48seg.

No feminino minha esposa foi a quinta colocada, das nove mulheres presentes.
Ela completou o percurso com exatos 19 minutos.

Como não havia premiação,  após o término da corrida só nos hidratamos um pouco e comemos algumas frutas e depois de fizemos algumas fotos para registrar o momento e logo em seguida retornamos para Ubiratã.

Ps: Uma pena a corrida não ter tido uma premiação, pois esta seria a oitava prova seguida que eu subiria ao pódio no lugar mais alto.
Mas, é como disse o Júlio César em sua postagem no Facebook: “Independente da classificação, ‘ou no meu caso, de um pódio’, o mais importante foi a doação de alimentos para as famílias carentes.”
E, quem sabe eu conquiste este feito em 2018. rsrs

Segue abaixo algumas fotos:
.
Meu Numeral.
.

Antes da prova.
.

Assim que chegamos em Jesuítas.
.

Preparados.
.

Largada.
.

.

Quase chegando.
.

Sendo cumprimentado pelo organizador da prova que também é corredor.
.

Chegada do Júlio César em 3º.
.

Alisson em 6º.
.

Leide em 5º no feminino.
.

O pódio 'simbólico' masculino.
Júlio em 3º, Tutta em 1º, o número 51 foi o 2º e o 49, que puxou o ritmo no início da prova acabou ficando em 4º lugar.
O 5º colocado, numeral 53, já havia ido embora.
.

O "pódio" feminino.
A atleta com numeral 52 foi a 2ª, a 41 ficou em 4º, a 60 foi a campeã, a Leide foi a 5ª e a com numeral 43 foi a 3ª colocada.
.

Após a prova.
.


A simples medalha, de Honra ao Mérito.
.

.

Kit da prova.
Crédito da foto: Júlio César.
.

Praticamente toda a galera que participou da prova, ou correndo ou ajudando na organização.
.

Mais detalhes e fotos da corrida e do Dia da Partilha em Jesuítas pode ser conferido no Facebook na página oficial da Prefeitura Municipal de Jesuítas.
.


Agradecimentos:
A Deus em primeiro lugar pelo dom da saúde.
Ao Júlio César pela carona.
A Academia Boa Forma.
E a todos que sempre me incentivam e me acompanham aqui no blog, no Facebook e também pelo Whatsapp.

Abraços e até a próxima.


Tutta Maratonista
www.correndocorridas.blogspot.com.br

2 comentários:

ivana. disse...

Parabéns, amigo !

tutta disse...

Resposta a Ivana:
Muito obrigado Ivana.


Tutta Maratonista
www.correndocorridas.blogspot.com.br