quinta-feira, 29 de março de 2012

Corrida Nº 91 - 3ª Etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua - Etapa Toledo (25mar2012)

.
Até que enfim estreei em provas no ano de 2012. E não poderia ter sido uma estréia melhor. Álias, poderia sim. Se eu tivesse corrido pelo menos 1 segundo mais rápido por km. rsrs
Mas, não tenho nada o que reclamar desta minha estréia não. Pelo contrário, estou super feliz e satisfeito com o resultado e com o meu desempenho na prova.
E o "palco" escolhido para esta estréia foi em Toledo, na terceira etapa do Circuito SESC-PR onde, no ano passado, faturei o meu primeiro troféu com o Manto Coral da equipe Baleias.
Esta prova também marcou a minha estréia na nova categoria por faixa etária. Agora faço parte da faixa de 35 a 39 anos.
É... o tempo passa e a gente vai ficando cada vez mais velho. hehe


Segue os dados gerais da prova:

Data: Domingo, 25 de Março de 2012
Cidade: Toledo-PR
Nome da Prova: 3ª Etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua
Distância: 10kms
Tempo: 34min58seg
Média Por Km: 3min30seg
Número de Peito: 71
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 150
Colocação Geral: 4 Lugar
Atletas Concluíntes na Faixa Etária de 35 a 39 anos: 16
Colocação na Faixa Etária: 1º lugar



Com uma hora e meia de viagem já estava em Toledo com os amigos Osdival e Alisson de 15 anos que estrearia em provas.
Depois de um breve contato com os intregrantes da equipe Baleias de Cascavel fui retirar o meu kit que era composto por uma camiseta laranja (que dei para o Alisson, pois a garotada não recebe), um número de peito, quatro alfinetes e alguns folhetos com instruções e percurso da prova.


Conversei ainda com alguns outros amigos tentando encontrar alguém para me "puxar" no ritmo que me proporcionasse um tempo final na casa dos 35 minutos, pois eu ainda não havia feito nenhuma prova no ano e então não sabia como estava o meu ritmo em provas. Mas queria "voar" hehe.
Apesar de não ter uma noção do meu ritmo de prova, nos últimos treinos de 6kms consegui fazer o ritmo que me levaria ao tempo esperado. Mas, não consegui encontrar ninguém que estivesse com boas condições físicas pra ditar o ritmo e por isso eu teria que me virar sozinho. hehe

Tive também um rápido bate-papo com o cascavelense e Baleias Matheus Tonello e fui rapidamente tirar fotos de algumas centenas de andorinhas que estavam formando um belo cordão nos fios de enérgia elétrica e depois fui me trocar e me preparar para a prova.

A porção de andorinhas na rede elétrica e em cima dos telhados.
Nesse momento haviam poucas delas.
Quando chegamos, os fios estavam super lotados por cerca de 3 quarteirões.
O legal eram quando elas alçavam vôos.
Pena que não tirei nenhuma foto, pois o céu e o lago de Toledo ficavam belíssimos.
.
.
Porém, antes da largada dos 5 e 10kms assisti a bela estréia do novo integrante da "Equipe CorreBira", Alisson na prova infanto-juvenil onde ele ficou em 3º lugar completando a prova de 1km com 3min45seg.


Alisson completando sua primeira prova em 3º lugar na faixa etária de 13 a 15 anos com o tempo de 3min45seg na prova de 1km.




.
.
As 08:30h foi dada a largada das provas de 5kms e 10kms simultâneas. Um erro na minha opinião, já que um atleta de uma prova atrapalha um pouco a performance do outro, principalmente no início onde há várias curvas fechadas.
No entanto, consegui não perder tanto tempo assim e passei a marca do km 1 em 3min30seg. Ritmo planejado para a marca dos 35 minutos que eu previa para a prova.
A partir daí comecei a seguir um atleta de Foz do Iguaçu, Adalberto, pois achava que ele era da minha categoria. Aliás, até era, mas no ano passado quando "perdi" o primeiro lugar na faixa etária de 30-34 anos pra ele lá na Meia de Maringá. Só que eu achava que ele havia subido pra 35-39 este ano também. Mas, me enganei. rsrs
E por sorte até consegui manter um bom ritmo por conta desta disputa onde ora ele ia na frente, ora eu ia.

Já no km 2 eu não sei se a placa estava no lugar certo, pois passei com 3min08seg. Tempo de tiros.
No km 3 e 4 não me recordo os tempos.
Mas, na metade da prova (km 5) o tempo total era de 17min21seg; ou seja; mantive um ritmo de 3min34seg/km nestes três últimos quilômetros. Caindo um pouquinho de produção, mas dentro do previsto para a marca dos 35 minutos.


No km 6 passei com 20min30seg e o km em 3min09seg.
Daí em diante, na quarta colocação geral e com o segundo e terceiro colocado com cerca de 200 metros ou mais à minha frente e o quinto e sexto a cerca de cem metros ou mais atrás, me acomodei e nem percebi o ritmo caindo.
Não tinha forças para buscar quem estava na frente. Até pensei em forçar um pouco mais, pois muitos eram os incentivos de quem vinha do outro lado da avenida, mas como ainda faltava muito para completar a prova achei arriscado demais tentar forçar e quebrar antes do final. E como também não era precionado por quem vinha atrás me acomodei demais e o ritmo caiu até que meio 'drasticamente' e passou dos atuais 3min25seg/km na média dos primeiros 6 kms para 3min37seg/km nos quatro últimos quilômetros.


No finalzinho ainda olhei o cronômetro pra ver se dava para bater o meu recorde pessoal nessa prova (34:51) que fiz em 2008 quando tinha a orientação de um treinador. Mas faltava só 33 segundos e a distância para o final era de aproximadamente uns 250 metros ou quase isso. Então vi que não daria.
Mas, o incrível é que nem tentei forçar um pouco, pois se tivesse forçado acho que daria sim, pois completei a prova em 34min58seg. "Só" 8 segundos para superar aquele tempo.
Por isso que disse no início da postagem que a estréia poderia ter sido melhor se eu tivesse corrido pelo menos 1 segundo mais rápido por km, pois daria recorde pessoal na prova.
Mas, como eu também disse lá no início, eu não tenho o que reclamar, pois fiz uma belíssima estréia no ano, na nova faixa etária e com o tênis Baleias. hehe

 Primeira corrida com este tênis.
E como avaliação final: achei ótimo e recomendo.
.
.
Depois de completada a prova, fiquei "rodando" quase uns 5 minutos no reservado dos atletas, pois se eu parasse de uma vez, dava impressão de que eu não iria passar muito bem. hehe
Então continuei correndo.
Somente depois de desacelerado fui comer as frutas (banana, laranja e melância) oferecidas pela organização e conversar com os amigos que vinham chegando e inclusive acabei encontrando com o amigo Danilo de Foz do Iguaçu que conheci lá mesmo em Foz na maratona de 2010. Ele anda muito sumido do blog. hehe
Pena que depois que saí do reservado dos atletas não mais o vi para tirarmos uma foto para registrar o momento. Mas, saibas que foi um prazer revê-lo.
Ah, mas vê se de vez enquanto atualiza seu blog, ok? hehe


E a propósito, quero aproveitar desde já e parabenizar a equipe do SESC-PR por sempre ter uma organização impecável em todas as provas. E quanto as frutas: aquelas melâncias estavam super saborosas e bem geladinhas. hehe
E a água bem gelada tanto na chegada como nos quatro postos durante o percurso.
Parabéns ao SESC-PR. Um exemplo de organização que deveria ser seguido por outros organizadores.


Após sair do reservado dos atletas foi 'medalhado', literalmente, pelas belas moças que colocavam nossas medalhas diretamente no nosso pescoso. Nos fazendo sentir como verdadeiros heróis.
E fiquei ancioso esperando sair o resultado, pois eu não havia conversado com os três primeiros colocados dentro do reservado dos atletas, pois estava em fase de desaceleração e quando parei já haviam chegado vários outros atletas e eu não sabia mais quem é que tinha chegado na minha frente. hehe


Mas, essa anciedade foi boa e quando vi o painel com a classificação corri para ver e de longe vi o meu nome em primeiro lugar nessa minha nova faixa etária (35 a 39 anos).
Daí para o pódio foi só esperar mais alguns minutinhos e já sem anciedade nenhuma, pois já estou mais do que acostumado com pódios. rsrs
E com esta vitória, já estou classificado e terei todas as despesas pagas pelo SESC-PR para disputar a última etapa do circuito no final do ano que será em Curitiba, ou talvés em Caiobá com data ainda a definir pelo SESC.


Segue abaixo algumas imagens.


O meu primeiro número de peito de 2012.
.
.

 Os belos troféus de Toledo.
Um deles seria meu. hehe
.
.

Amigos de Ubiratã (Equipe CorreBira "foto tirada antes da prova"):
Osdival 124º geral e 22º de 28 na faixa etária de 45 a 49 anos com o tempo de 53min31seg na prova de 10km.
Alisson, 3º colocado de aproximadamente 20 atletas na faixa etária de 13 a 15 anos com o tempo de 3min45seg na prova de 1km.
Tutta, 4º geral e 1º de 16 na faixa etária de 35 a 39 anos com o tempo de 34min58seg na prova de 10km.
E Edson Leite, 96º geral e 12º de 18 na faixa etária de 50 a 54 anos com o tempo de 48min34seg na prova de 10km.
Houve 150 atletas concluíntes na prova masculina.
.
.

Osdival, Tutta e Alisson após a prova.
.
.

A medalha da prova.
É até bonita, mas é uma pena que o SESC-PR não grava nem o nome da cidade, nem o número da etapa e muito menos a data da realização da prova na medalha.
Coisa que seria interessante, pois no futuro você saberia onde e quando correu.
.
.

Eu junto com os integrantes da equipe Baleias de Cascavel que estão crescendo como nunca.
Gostei de ver.
Crédito da foto: câmera do Matheus Tonello.
.
.

Com o grande amigo Matheus Tonello.
Esse é um grande incentivador e apoiador que me ajuda sempre.
Muito obrigado por tudo Matheus.
Ele foi 67º no geral e o 11º de 19 na duríssima faixa etária de 30 a 34 anos com o tempo de 45min42seg na prova de 10km.
Crédito da foto: câmera do Matheus Tonello.
.
.

Amigo virtual que virou real: Juninho Corbacho de Juranda-PR.
Foi um prazer conhecê-lo Juninho.
Ele foi o 95º geral e o 7º de 9 atletas na faixa etária de 20 a 24 anos com o tempo de 48min22seg na prova de 10km.
.
.

Amigo Abílio de Cascavel que residiu e correu por Ubiratã tempos atrás e sua esposa Eliane que venceu a prova de 5km com o tempo de 22:48.
Abílio não correu esta prova devido a falta de tempo para treinar por causa do trabalho.
.
.

Recebendo o meu primeiro troféu logo na estréia em provas no ano e na nova faixa etária.
Crédito da foto: Matheus Tonello.
.
.

Não é fácil estar aqui.
Mas todo o esforço e sofrimento durante os treinos são recompensados nessa hora.
Crédito da foto: Matheus Tonello.
.
.

Dedico este pódio a todos que de uma forma ou de outra me motivam através dos comentários ou de atos mais concretos.
Crédito da foto: Matheus Tonello
.
.

O belo troféu.
.
.

A descrição do troféu.
.
.

'Filho' de peixe é "Baleias". hehe
.
.

Classificação dos 15 primeiros colocados na prova masculina.
.
.

Classificação dos 16 atletas da faixa etária de 35 a 39 anos.
.
.

Classificação geral das 15 primeiras atletas na prova feminina.
.
.

Pódio masculino da prova de 5km.
Obs: a prova de 5km (tanto no masculino quanto no feminino) não tem divisão por faixa etária.
São premiados com troféis apenas os 5 primeiros colocados por ordem de chegada.
.
.

 Pódio feminino da prova de 5km.
.
.

Agradecimentos:
Primeiramente a Deus por ter me proporcionado uma boa viagem de ida e volta e uma prova fantástica.
Agradecimentos também ao Osdival por ter ido com seu carro e me levado.
Aos amigos radialistas Jabuti da Nova Clube AM e Carbono da Difusora Am, ambas de Ubiratã pela divulgação dos resultados das provas em que participo e ao Fábio do site Ubiratã On Line pela publicação de uma pequena 'matéria' feita por mim falando sobre a prova.


Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: R$ 10,00
Despesas com combustível: R$ 50,00

Total: R$ 60,00


PS: após chegar da prova de Toledo, fui na comunidade São João aqui em Ubiratã assistir há alguns jogos da 7ª Copa José Rico Zuuum de Futebol Suíço Sênior, onde o cantor "Garganta de Ouro" José Rico estava marcando presença e jogando, ou pelo menos tentado jogar e acabei por tirar uma foto com o 'cara' que tem um "pequena" propriedade na comunidade.



 José Rico Zuuuum e Tutta Baleias Zuuum. hehe
.
.

Pra finalizar, deixo o link do vídeo do meu pódio no youtube.
Para quem quiser assistir basta clicar em Tutta Campeão em Toledo.


Abraço a todos e até a próxima.



tutta/BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

7 comentários:

DricaPeixoto disse...

Meu amigo, fiquei feliz demais com sua conquista! Parabéns! Você está voando.
Até que a mudança de categoria não foi tão ruim assim, hein? :)

Saiba que estamos na torcida e sempre vibramos com suas conquistas.

Anônimo disse...

Tutta/BALEIAS,
Aquele tênis personalizado vai alegrar o coração de um certo gordinho lá de BH.
Agora reparei que tanto você quanto o Jorge Cerqueira tem o hábito de numerar as corridas. Em breve você vai comemorar 100ª prova.
O seu tempo foi espetacular. Parabéns!
Gilmar

Avicor disse...

Grande Tutta estreia show de bola , continua mandando bem , correu ou melhor voou como aquelas andorinhas da foto ., parabéns Tutta, agora aqui pra nós estrear em 2012 com Numero 71 é broka né rsrsrsrs!!

Bacana grande Tutta !!

Abraçoss

Romildo

Unknown disse...

E ai TUTTA começou com o pé direito parabens , a primeira corrida sempre é uma expectativa , e tentar fazer cálculo chinelando na corrida é mais dificil que correr, voce parece economista cheio de estatísticas kkk, mantenha seu foco ....

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Tutta, faltando coelho aí no PR, cadê o Rudinei Presoto? Bela prova, parabéns pelo tempo. Já estreando em categoria nova com pódio em primeiro lugar, mto bom. E aí, vc vai p Foz ? (parece q li q vai p outro lugar em 8.7. Abraços

RODRIGO AUGUSTO disse...

ah, esse tênis personalizado, show !!! tenho um desse é bem arejado e leve. E seu tempo sub 35min é sonho de 98% dos atletas que treinam p valer. Parabéns

tutta disse...

Resposta a Drica Peixoto:
Valeu Drica. Muito obrigado.
Em relação a mudança de categoria: os feras desta minha nova faixa etária estavam em outra prova na cidade deles.
Esta faiza etária é tão difícil quando a anterior. hehe
Beijo e obrigado pela torcida de sempre.


Resposta ao Gilmar Farias:
Espero que sim Gilmar. hehe
E sobre a numeração das corridas: eu acho algo bem interessante isso. Por este motivo que enumero todas.
E gostaria que a minha 100ª fosse na São Silvestre. Inclusive andei selecionando as 10 que eu queria participar este ano pra fechar o ano com este número de corridas. Mas com este vitória que tive em Toledo, me classifiquei para a final do circuito no final do ano e aí já somariam 11 provas e passaria uma. Isso sem contar outras provas boas que tem aqui na minha região a partir da metade do ano.
Será muito difícil me controlar. hehe
Abraço e obrigado.


Resposta ao Avicor:
Graças a Deus Romildo, fiz uma boa estréia e realmente quase "voei" como as andorinhas. hehe
E quanto ao número 71, em cidade grande fica praticamente impossível correr com um número tão baixo assim, pois eles são reservados para a elite né?
Mas, por aqui é mais "normal" isso. hehe
Tanto é que atualizei o blog no sábado e coloquei uma foto com um amigo que correu com o número 8. rsrs
Abraço.


Resposta ao Correndo Que Me Entendo:
Graças a Deus foi uma estréia perfeita Alessandro.
Quanto aos 'cálculos': eu adoro correr fazendo eles, principalmente quando estão saindo dentro do planejado. rsrs
E sobre as estatísticas, elas fazem parte do "show". kkkkkkk
Abraço e tudo de bom.


Resposta ao Rodrigo Augusto:
Tá faltando coelho aqui sim Rodrigo. E olha que estamos em tempos de Páscoa heim? Imagine se formos correr fora de época. kkkkkkkk
Quanto ao Rudinei, não sei o que houve com ele, pois não apareceu na prova. Tenho o perfil dele do orkut mais faz um tempão que não vejo ele postar as fotos que normalmente tira nas provas.
Mas, foi até bom você mencionar sobre ele. Vou mandar um email pra saber das novidades.
Quanto a estréia na nova categoria com pódio de primeiro lugar foi show demais não foi? rsrs
Achei fantástico. rsrs

E então, este ano infelizmente não irei para a Meia das Cataratas. A princípio até iria sim, porque achei que a prova seria no dia 1º de julho, mas a organização pisou na bola este ano e colocou a prova na mesma data da Maratona do Rio onde já estou inscrito a quase uns 2 meses.
Mas, acho que há li algum tempinho atrás no seu blog que você virá correr a etapa do Circuito SESC-PR lá em Maringá em julho. É isso???
Se acaso você for mesmo pra lá com o Sacadura e demais integrantes da equipe farei questão de participar da prova.

Sobre o tênis personalizado, ele é show mesmo. Adorei a aquisição que fiz. hehe
E em relação ao sub-35 nos 10km, é uma marca que sempre mantenho em mente.
Não é uma super marca, pois os atletas de elite fazem isso de costas. rsrs
Mas pra quem é amador, como eu, a marca é uma GRANDE conquista.
Abraço e tudo de bom.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com