quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corrida Nº 92 - 9ª Etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua - Etapa Marechal Cândido Rondon-PR (03jun2012)

.
No domingo dia 03/06/2012, dois dias após meu aniversário de 35 anos, competi pela segunda vez no ano e a corrida não poderia ter sido melhor.
Nem a quebra do carro na volta atrapalhou minha felicidade. hehe

 Momento que cruzo a linha de chegada nos 5kms com o tempo de 16:46

 
Segue os dados gerais da prova:

Data: Domingo, 03 de Junho de 2012
Cidade: Marechal Cândido Rondon-PR
Nome da Prova: 9ª Etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua
Distância: 5kms
Tempo: 16min46seg
Média Por Km: 3min21seg
Número de Peito: 360
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 41
Colocação Geral: 1º Lugar
Faixa etária: não há na prova de 5km do SESC-PR


Na semana que antecedeu a prova praticamente não treinei, a não ser na sexta-feira (01) quando corri 35kms para comemorar os meus 35 anos de vida.
E por pouco nem vou para a prova devido a falta de vontade de correr, acredite.
Mas, como eu queria "testar" a minha velocidade na prova de 5km acabei indo e graças a Deus tudo foi muito bom. Desde o clima bem fresco, ou melhor, frio (rsrs) e com direito a chuva, principalmente para quem correu os 10km.


Saí de Ubiratã as 05:40h da manhã com os amigos Alisson, Braguinha, Edson Leite e Osdival que nos levou com o seu carro e desde já quero deixar aqui regitrado o meu muito obrigado ao Osdival.

Chegamos em Marechal as 07h20. Desta vez fomos por Cascavel e pegamos pouca neblina, diferente do no ano passado. hehe

Após conversar com alguns amigos e retirar meu kit fui me trocar, pois a largada dos 5km estava marcada para as 08:30h e o horário foi pontual. Aliás, o SESC-PR sempre dá show em todos os quesitos do circuito que tem ao todo 20 etapas espalhadas pelo estado do Paraná.

Antes, porém, as 08:15h teve a largada da garotada de 13 a 15 anos onde tinha um atleta da equipe Correbira, Alisson Fernandes que completaria 16 anos no dia seguinte e estava fazendo sua segunda prova na carreira e última nessa faixa etária. E ele se despediu da categoria de 13 a 15 anos em grande estilo. Vencendo a prova de 1km com o tempo excepcional de 3min06seg. Pena que não há pódios para esta categoria onde ele foi terceiro colocado lá em Toledo no dia 25 de março na sua estréia em provas.
Nas próximas etapas do circuito, Alisson terá que disputar as provas de 5km.

 Chegada do Alisson na prova de 1km com o tempo de 3:06



Depois da vitória do Alisson, fui fazer um breve aquecimento e as 08:27h me perfilei para a largada onde três minutos depois foi acionada a busina e todos saímos em disparada morro acima. É isso mesmo, a largada em Marechal é em subida e meio longa. Cerca de 1,5km. A vantagem é na volta. rsrs

 Largada dos 5kms.
Crédito da foto: aquiagora.net



No começo fiquei um pouco pra trás, em terceiro, com os dois irmãos gêmeos na frente e ouvindo alguns passos bem próximos de mim logo mais atrás.
No km 1 passei com 3min32seg. Um tempo um pouco acima do que eu queria e ainda estava em terceiro, mas poucos metros a frente assumí a vice liderança da prova e mais ou menos com 1km e meio já era o líder da corrida.

 Prestes a assumir a segunda colocação geral da prova
 Crédito da foto: site aquiagora.net



No km 2 passei com 07min09se no tempo acumulado, ou seja, completei esse segundo km mais lento do que o primeiro (3:37).

 Passando pelo km 2 já na liderança da corrida com o "alto" tempo de 7:09
Crédito da foto: site aquiagora.net
.
.

 Mantendo um ritmo forte antes do primeiro retorno
Crédito da foto: site aquiagora.net
.
.

Mesmo com as belas moças do outro lado da pista mantenho o ritmo forte. hehe
.
.


Mais um "bando" de mulheres boas e bonitas do outro lado. hehe
Em Marechal só tem mulher bonita. É inacreditável. rsrs
Acho que é por isso que corro bem por lá. rsrs
Crédito da foto: site aquiagora.net
.
.

Acompanhando o batedor do Polícia Militar antes do primeiro retorno



Logo na seqüência fiz o primeiro retorno e o segundo colocado vinha mais ou menos uns 50 metros atrás.

Quase no km 3, já em descida, o amigo Abílio de Cascavel que estava assistindo a prova e torcendo para sua esposa Eliane, que venceu a prova com 23min22seg, me dá uma força dizendo que estou indo muito bem e que é só manter o ritmo e diz que eu posso ficar "sossegado" que o segundo colocado está a uns 100 metros de distância.

Já no km 3, (não lembro o tempo de passagem nesse km), procuro aumentar um pouco mais a velocidade, pois logo mais teria uma "subidinha" considerável de uns 500 metros que poderia quebrar um pouco o meu ritmo. Então "mando brasa" e vou aumentando a velocidade na descida.

 Literalmente "voando" próximo a passagem em frente ao pórtico de largada/chegada
Crédito da foto: site aquiagora.net


Passo pelo local de largada/chegada da prova e inicio a subida e como eu havia constatado, o ritmo caiu um pouco. Mas, nada desesperador.

 Na subida final
Crédito da foto: site aquiagora.net



Após vencer a subida o percurso tem cerca de 1km praticamente plano e os 500 metros finais em descida.
Completo o quarto km e olho no relógio e vejo que dá pra ser sub17. Porém, não me recordo agora o tempo que passei no km 4. hehe
Faço o segundo e último retorno e reparo que o segundo colocado nem apareceu ainda e isso é motivo pra acelerar mais e fazer um prova excepecional. rsrs
Já na descida, a uns 300 metros do pórtico de chegada dou mais uma olhada no cronômetro e acelero mais ainda e cruzo a linha de chegada com o tempo de 16min46seg. E nem preciso dizer que estava feliz demais da conta né? rsrs

Vencendo a prova
Esta foi a minha segunda vitória no geral fora de Ubiratã. Mas, quero mais. kkkkkkkkkk
Crédito da foto: site aquiagora.net

 
Quando concluí os 5km, o pessoal dos 10km já estavam perfilados para a largada. E como eu queria fazer um treino após terminar os 5km. Fiquei poucos minutos no reservado dos atletas onde comi só dois pedaços de melância e tomei um copo de água, peguei a minha medalha e fui pro carro deixar o número de peito e a medalha conquistada e saí (8 minutos após dada a largada) rumo ao meu treino de 10km que completei em 37min27seg.

 
 Indo rapidinho para o reservado dos atletas
 Crédito da foto: site aquiagora.net


E ainda ultrapassei 90 competidores entre homens e mulheres. Inclusive os três ubiratanenses. hehe
E ainda voltei pra atender um pedido da amiga Baleias de Cascavel, Andréia, pra voltar e "buscar" ela e corri cerca de mais uns 2,5kms no ritmo dela. Uns 5min30seg/km mais ou menos.


Depois fui tirar a minha camiseta e na seqüência a chuva apertou.
Já vinha chovendo deste a metade da prova de 10km mais ou menos, mas, uma chuva mais fina. E nessa hora o bicho pegou. Foi um "toró" daqueles. hehe
Mas, não atrapalhou em nada a premiação, pois foi feita embaixo de uma tenda gigante.


E eu estava, mais uma vez lá no lugar mais alto do pódio. No entanto, 'somente' pela segunda vez por classificação geral. hehe

 Meu segundo troféu de campeão geral.
Meu segundo troféu no ano e segundo de primeiro lugar no ano. hehe



Esta foi a minha quinta prova em Marechal (2000, 2009, 2010, 2011 e 2012).
Quarta seguida pelo Circuito SESC onde obtive quatro pódios: 1 de 3º lugar na faixa etária de 30 a 34 anos em 2009 e os últimos três em primeiro lugar. Sendo que em 2010 e em 2011 eu fui bi-campeão da faixa etária de 30 a 34 anos.


Pena que na seqüência não pude ficar para prestigiar os outros pódios, pois a chuva estava abertando cada vez mais e o pessoal que estava comigo já queriam ir embora.
Mas, deixo aqui os meus parabéns a todos os participantes desta ótima prova do Circuito SESC.


Segue abaixo mais algumas fotos:

 Meu número da corrida
.
.

Equipe Correbira:
Alisson, campeão da faixa etária de 13 a 15 anos com o tempo de 03min06seg. Havia mais ou menos 15 atletas, masculino, nesta categoria.
Braguinha, (nº 192) foi o 98º de 134 no geral masculino e 12º de 18 na faixa etária de 50 a 54 anos com o tempo de 50min29seg nos 10kms.
Tutta (nº 360) vocês já sabem o resultado né! hehe
Osdival (nº 170) foi o 117º de 134 no geral masculino e o 20º de 21 na faixa etária de 45 a 49 anos com o tempo de 53min46seg nos 10kms.
E Edson Leite (nº 186) foi o 82º de 134 no geral masculino e o 9º de 18 na faixa etária de 50 a 54 anos com o tempo de 47min40seg nos 10kms.
.
.

Pódio geral dos 5kms
.
.

Classificação dos 10 primeiros no geral masculino da prova de 5km.
.
.

O belo troféu e ao fundo a lago de Marechal Cândido Rondon.
.
.

Os ubiratanenses campeões do dia: Alisson e Tutta
.
.

Osdival, Tutta, Alisson, Braguinha, Luíz e Ricardo - Baleias de Cascavel e Edson Leite.
.
.

A medalha de participação.
É bonita, mas é uma pena que ela não contém, nem a data, nem o número da etapa e nem o nome da cidade. Aliás, todas as medalhas do Circuito SESC, bem como os troféus são iguais do início ao fim do circuito. Um "detalhe" que o SESC-PR poderia mudar.
.
.

Classificação das 10 primeiras colocadas da prova feminina nos 5kms.
.
.

 Classificação dos 10 primeiros colocados da prova de 10km masculino.
.
.

Classificação das 10 primeiras colocadas da prova de 10km feminino.
.
.

 Chuva durante a premiação
.
.

 Na volta o carro deu problema após cruzarmos a ponte sobre o rio Piquiri.
Não ando com muita sorte pra ir correr não. Este é o segundo problema seguido que acontece com o carro durante a viagem para uma prova.
O outro foi em abril quando o meu pai estava indo me levar para Cascavel.
Menos mal que desta vez o carro deu problemas na volta, pois na outra corrida foi na ida e nem deu pra correr a prova. rsrs
.
.

Km 464 da BR-369.
Trecho sobre a ponte do rio Piquiri na divisa dos municípios de Ubiratã e Corbélia.
.
.

Enquanto a Viapar não aparecia para nos resgatar aproveitei para tirar algumas fotos do local.
Acho muito legal esse paredão de pedras aí.
Reparem que o carro do Osdival está lá em cima, na terceira pista próxima a placa de Proibido Estacionar. hehe
Ah, esperamos quase 2 horas para o resgate.
.
.

Rio Piquiri.
Ele estava bem cheio e com a água muito suja.
.
.

Todo molhado e com frio. hehe



E é isso aí pessoal.
Um pouco mais sobre a prova e várias fotos podem ser acessados no www.aquiagora.net.

Abraço a todos.



Agradecimentos:
Primeiramente a Deus por me proporcionar saúde, uma ótima viagem de ida e volta e uma prova fantástica.
Mais uma vez um muito obrigado ao Osdival que foi e nos levou com seu carro e arcou com boa parte das despesas de combustível (cerca de 50 reais) e mais as despesas do carro que quebrou na volta pra casa.
Ao Braguinha que contribuiu com mais 20 reais.
Ao Edson Leite que pagou os dois pedágios (aproximadamente 18 reais) e ao Alisson que contribuiu com mais 10 reais para o combustível.


Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: R$ 10,00 reais
Combustível: R$ 10,00 reais

Total: R$ 20,00 reais


tutta/BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

7 comentários:

Unknown disse...

Tutta, parabéns!!! Voce arrasou.

Bons treinos!

Clau
MisturaCult

Dalton Ferreira disse...

Parabens pelo excelente tempo,
dalton

blog esportescuiaba.blogspot.com

Robson Corredor disse...

Eu já sabia!!!
conhece essa frase?rsrs

Muito bom heim Tutta, num percurso plano vc conseguirá sub 16min.

abco
corridaderuafoz.blogspot.com

tutta disse...

Resposta a Claudete Gonçalves:
Obrigado Claudete.
Grande beijo e bons treinos pra você.


Resposta a Dalton Ferreira:
Obrigado Dalton.
Abraço.


Resposta ao Robson Corredor:
Claro que conheço Robson. hehe
Realmente, em um percurso mais favorável acho que daria pra fazer bem melhor.
Pois, nos 3kms finais consegui manter um ritmo médio de 3min12seg/km. E nos dois primeiros que eram quase todos em subida fiz com 3min04seg de média.
Mas, Graças a Deus ainda fiz uma excelente prova. hehe
Abraço e tudo de bom pra você.

Vou pra Umuarama agora tentar melhorar minha colocação no ranking que você tá fazendo aí dos 10kms. hehe


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Mayumi disse...

Tutta:
Mais uma vez, parabéns pela prova e pelo pódio.
Gostei da foto do troféu com a cidade ao fundo!

Sergio disse...

Tutta,
sensacional! bacana demais chegar em primeiro. Eu tenho esperança de conseguir na faixa acima de 90 anos, quando chegar lá he he. Correr atrás da moto do batedor é o sonho de qualquer corredor! as fotos estão espetaculares!
abs,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

tutta disse...

Resposta a Mayumi:
Obrigado Mayumi.
Quanto a foto do troféu, ao fundo é o lago de Marechal. É muito bonito lá.


Resposta ao Sérgio:
É muito bom sim Sérgio. É uma sensação bem diferente, e muito mais gostosa do que chegar em primeiro na faixa etária. hehe
Torço para que um dia você chegue lé. Mesmo que for lá na faixa acima dos 90 anos.
Grande abraço e tudo de bom.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com